Civilização Romana: resumo para os vestibulares

Civilização Romana: aquilo que vai cair nas provas

O que você sabe sobre a Civilização Romana?

Foi uma das grandes civilizações da História. Dessa maneira, os vestibulares costumam cobrar esse assunto em diversas questões de suas provas.

Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo das principais característica da civilização para que você garanta um bom desempenho nas provas de história.

O mito da fundação de Roma

O mito da fundação de Roma conta que a cidade foi fundada por Rômulo e Remo, em 753 a.C., eles eram irmãos gêmeos e filhos do Deus Marte com uma mortal, Rea Silvia.

Após o nascimento, os irmãos foram abandonados as margens do Rio Tibre e salvos por uma loba, que protegeu e amamentou as crianças.

Posteriormente, eles foram resgatados por um pastor. Após uma briga, Rômulo matou o irmão e, como uma homenagem, colocou o seu nome na cidade.

A política em Roma

Sendo governada por sete reis, Roma teve um período lendário de monarquia, que durou 753 a.C. a 509 a.C.

No entanto, existia o Senado — que era formado pelos chefes de algumas famílias. Quando o poder foi assumido por monarcas tiranos, essas famílias expulsaram os reis do poder e foi fundada a primeira República da história.

A República Romana era baseada em três órgãos: senado, magistrados e assembleias.

Porém, o esplendor da civilização ocorreu, no entanto, com o Império Romano.

A economia em Roma

A base da economia romana era a agricultura, comércio entre províncias e conquistas territoriais. Os romanos desenvolveram ainda a arrecadação de impostos, que eram destinados para a capital, mas esse processo gerou corrupção entre os governantes.

Grande parte da mão de obra, tanto na agricultura quanto no artesanato, vinha dos escravos, que eram considerados mercadorias.

Os escravos eram obtidos principalmente por meio de guerras.

A religião em Roma

A religião romana foi formada a partir de diversas culturas. As crenças do povos etruscos, gregos e orientais foram modificadas e inseridas na religiosidade para atender as necessidades da população.

A crença principal cultuava Deuses de origem grega, mas aos quais foram atribuídos nomes latinos. Posteriormente, Constantino estabeleceu a liberdade de culto, encerrando as perseguições aos cristãos e, no século IV d.C., o Cristianismo se tornou a religião oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.