Carta de apresentação: o que é e como fazer

Em todo processo seletivo, é crucial que o candidato demonstre com coerência e objetividade a razão pela qual deve ser aprovado. Para isso, há diversas alternativas. A carta de apresentação é a mais conhecida delas. O currículo, geralmente, tem foco nas competências profissionais de um indivíduo.

A carta, por sua vez, apresenta com detalhe as características pessoais que podem agregar os dados de um currículo. Por meio da carta, o candidato pode trazer à tona aspectos complementares que em outro tipo de documento não seria possível. Desse modo, pode aumentar as chances de conseguir um bom emprego.

O que é uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação é um documento, obrigatório ou não, que acompanha o currículo e contém pormenores da motivação do candidato. Além disso, a carta é uma ótima opção de destacar suas qualidades visando chamar a atenção do recrutador. A carta contém ainda dados específicos sobre atividades e trabalhos já desenvolvidos. A estrutura é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão e exige ainda que o candidato use a escrita formal.

Dicas de como escrever a carta

Em primeiro lugar, para elaborar uma boa carta é preciso escolher um formato simples que atenda as necessidades de cada candidato. Na hora da escrita, é crucial seguir e respeitar a norma padrão do português. Desse modo, é preciso ter toda a atenção na acentuação das palavras, bem como na pontuação das frases. A introdução é o momento de esclarecer as motivações e o objetivo do candidato caso seja incluído na equipe.

Já o desenvolvimento deve dar conta das referências e experiências profissionais e acadêmicas mais relevantes. Por fim, na conclusão, é possível fazer uma reverência gentil aos recrutadores por meio de uma despedida cordial. Além disso, é preciso não esquecer de colocar dados de contato de seu nome, endereço e telefone.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para saber mais sobre Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.