Carreira policial: O que você precisa saber antes do concurso

Quer prestar concurso para alguma carreira policial? Então você precisa saber de determinadas coisas para não ter surpresas assim que obtiver a aprovação.

Tornar-se um (uma) policial é o sonho de muitos brasileiros. De norte a sul do país existem estudantes para concursos para áreas da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, entre outras. Então, para começo de conversa, é um campo bem concorrido.

Por ser uma grande meta de vida, é essencial destrinchar detalhes de tais carreiras. Selecionamos três fatores importantes para você conhecer antes de fazer o concurso.

Rotina instável em toda carreira policial

É algo intuitivo, já que é fácil perceber a rotina de policiais de modo geral. Eles estão sempre atentos e prontos para atender às mais diversas ocorrências. Ou seja, possuem uma rotina bem diferente de outros profissionais.

Por isso, se você pensa em se tornar um policial, de qualquer órgão que seja, reflita sobre a sua futura rotina caso passe no concurso. Ela englobará plantões noturnos, incluindo finais de semana.

A família será a principal afetada por seus novos horário de trabalho, então, converse bastante com ela, marido ou esposa, filhos, pais, etc. Deve ser algo muito bem debatido e é importante que você receba o apoio total de seus entes.

Frustrações após muita expectativa

Geralmente, quem presta concurso para uma carreira policial é alguém que sempre sonhou em fazer parte desse universo. Grande maioria é assim. Nesse sentido, é comum que ocorram certas frustrações após a aprovação e o início do trabalho.

Isso porque existem mecanismos públicos que podem travar determinadas ações, decisões, como investigações e mudanças no sistema, por exemplo.

Ou seja, há toda uma burocracia envolvida, assim como qualquer setor público, e isso costuma ser bastante decepcionante para muitos dos que sonham em ser policiais.

Abalo psicológico

Sim, todo policial está suscetível a sofrer abalos psicológicos por conta da sua rotina intensa de trabalho. Há ocorrências de todos os tipos, e muitas delas irão incorrer em uma dedicação aprofundada durante dias, semanas e às vezes meses.

Mesmo que você esteja disposto a trabalhar com crimes que podem ser indigestos para a maioria da população, passará por muitos apertos ao se deparar com as histórias das vítimas, entre outros fatores. Tenha isso em mente bem antes de realizar a prova.


E então, você sonha em passar em qual concurso para a carreira policial?

Leia mais: Concursos militares: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.