Biomas brasileiros: Conheça as características de cada um

O tema está sempre presente em questões de vestibular e do ENEM!

Você conhece todos os biomas brasileiros? Esse assunto passa pelas aulas de geografia da escola, mas também surge nas provas de vestibular e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Normalmente abordam-se a sua importância, diversidade, a questão do desmatamento, as queimadas, agropecuária, entre outros fatores que se inserem na atualidade do País.

Portanto, vale super a pena ficar por dentro do tema. Que tal acompanhar o post?

Os seis biomas brasileiros

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o Brasil possui seis grandes biomas que podem ser divididos em:

  • Amazônia
  • Cerrado
  • Mata-atlântica
  • Caatinga
  • Pampas
  • Pantanal

Mas antes de abordarmos as características de cada um, vamos entender o que é um bioma.

Ainda de acordo com o IBGE pode ser definido como “Um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.”

Amazônia

O Bioma Amazônia está presente em nove estados brasileiros; Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia Roraima e parte dos Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Além disso, a Amazônia tem uma das maiores florestas tropicais do mundo,ou seja, um terço das florestas tropicais úmidas abrigando milhares de espécies de fauna e flora.

Sua riqueza é abundante e possui ao menos 20% das reservas de água doce do mundo e reservas minerais de grande porte.

A floresta-amazônica é auto sustentável, mas possui um equilíbrio delicado principalmente pela interferência humana nas populações biológicas.

Mata Atlântica

O Bioma Mata Atlântica compreende 13% do território nacional. Por estar presente em uma área litorânea e de grande concentração populacional é o mais ameaçado do Brasil.

Em decorrência disso, resta apenas cerca de 27% da sua floresta original. Possui uma riqueza de espécies endêmicas entre as maiores do mundo, porém tem uma das áreas mais ameaças também.

Encontra-se uma diversidade incrível de fauna na região. Porém, infelizmente sua área encontra-se reduzida e dividida com resíduos florestais, limitados a áreas de difícil acesso.

Caatinga

O Bioma Caatinga ocupa uma área de aproximadamente 10% do território brasileiro com várias tipologias vegetais no Nordeste brasileiro.

Está presente nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

A Caatinga está presente em uma área de semiárida, porém apresenta uma série de paisagens, boa riqueza biológica e espécie específicas da região.

É um bioma contemplado por secas frequentes, desencadeando regimes intermitentes aos rios e um cenário de vegetação seca.

O desmatamento e queimadas estão presentes para o desenvolvimento da agropecuária. Que por outro lado, prejudica severamente a fauna e flora da região.

Cerrado

O Bioma Cerrado está presente em diversos Estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Rondônia, São Paulo, assim como no Paraná. Ou seja, em 24% do território brasileiro.

Além disso, é identificado como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade. Sua área de maior concentração fica na região do planalto central.

Vale frisar que depois da mudança da capital brasileira para Brasília, houve um grande impacto na cobertura vegetal natural da região, com a abertura de rodovias e uso para pecuária, assim como agricultura intensiva.

Pantanal

Este bioma ocupa ao menos 2% do nosso território estando presente nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

A vegetação do cerrado é maioria nesse bioma. Porém, há como encontrar vegetação parecida com a caatinga, assim como áreas contempladas com florestas. 

O bioma pantanal se caracteriza pela maior planície de inundação do planeta, influenciando na sua formação e destacando-se em relação aos demais.

Na região, a saber, encontra-se grande parte da fauna brasileira. O bioma é o mais preservado do Brasil, embora conte com áreas de criação de gado e atividades turísticas para desenvolvimento econômico.

Pampa

Este bioma ocupa cerca de 2% do território brasileiro. Está presente em parte do Rio Grande do Sul, se estendendo ao Uruguai e à Argentina.

O clima chuvoso é muito presente na região. Além disso, apresenta temperaturas baixas, algo que de fato influência na vegetação da região.

Tem como principal vegetação os campos, composta por ervas, assim como arbustos. Ademais, é explorada como pastagem natural e atividades agrícolas, principalmente o cultivo de arroz.


E então, gostou de conhecer mais sobre os biomas brasileiros? Continue estudando para se dar bem no vestibular ou ENEM.

Leia outro artigo que pode lhe ajudar: Geografia: Conheça os conceitos demográficos e suas classificações

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.