Biologia: Fatos principais sobre os herbívoros

Herbívoros são animais que se adaptaram para comer autótrofos, ou seja, organismos que podem produzir sua própria comida, como por meio de luz, água ou então produtos químicos como dióxido de carbono. A saber, incluem-se nos autótrofos as plantas, algas, assim como algumas bactérias.

Há diversas espécies de herbívoros no reino animal. Além dos mais conhecidos estão também insetos, vertebrados aquáticos e não aquáticos. Curiosamente, podem ser pequenos, como um gafanhoto, por exemplo, ou grandes, como um elefante.

O que acha de saber fatos principais sobre os herbívoros para estudar essa classe?

Herbívoros comem tipos diferentes de plantas

Os herbívoros diferem nos tipos de matéria vegetal que comem. Alguns comem apenas partes específicas de uma planta. Por exemplo, alguns pulgões só se alimentam de seiva de uma planta específica. Outros podem comer a planta inteira.

Os tipos de plantas que os herbívoros ingerem variam muito, diga-se de passagem. Podemos citar, por exemplo, os elefantes, que tanto podem comer cascas, como também frutas e gramíneas. Outros herbívoros, entretanto, se concentram apenas em uma planta específica.

Herbívoros têm dentes largos e planos

Eles desenvolveram dentes especialmente projetados para promover a fácil ingestão de plantas. Seus dentes geralmente são largos e planos, com superfícies que atuam para triturar as paredes celulares que constituem as partes duras e fibrosas das plantas.

Isso ajuda a liberar nutrientes dentro das plantas, que de outra forma teriam passado sem ser digeridos pelo corpo do animal, e auxilia na digestão, aumentando a área de superfície acessível pelas enzimas digestivas do animal.

Possuem sistema digestivo especializado

Os animais não podem produzir suas próprias fontes de alimento e, em vez disso, devem consumir outros organismos para obter a energia de que precisam.

Os herbívoros, como todos os vertebrados, não têm as enzimas necessárias para quebrar a celulose, o principal constituinte das plantas, o que os impede de acessar muitos dos nutrientes de que necessitam.

A saber, o sistema digestivo dos mamíferos herbívoros precisa evoluir para conter bactérias que quebram a celulose. Muitos mamíferos herbívoros digerem as plantas de duas maneiras: fermentação no intestino anterior ou intestinal.

E então, gostou de conhecer as carcterísticas básicas dos herbívoros?

Não deixe de estudar também – Biologia: 7 diferenças entre mitose e meiose

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.