Atualidades: Entenda o processo de favelização no Brasil

A favelização no Brasil é um fenômeno muito comum. Tende a ocorrer em países subdesenvolvidos, portanto, não se trata de algo inerente ao nosso território.

A saber, o crescimento acelerado e desordenado em conjunto com problemas de má gestão e planejamento dos espaços urbanos, corroboram para este processo.

Como resultado temos a segregação urbana, que nada mais é que um grande reflexo da exclusão social. Afinal, através dela outros problemas são desencadeados como: Marginalidade, violência urbana, clandestinidade, entre outros.

Desta maneira, a favelização no Brasil é um tema que pode aparecer em vestibulares, assim como no ENEM, portanto, vale muito a pena ficar ligado nesse assunto.

Favelização no Brasil – Início

As favelas no Brasil, surgiram no século XIX, após a abolição da escravatura, quando os escravos foram segregados da população branca.

Desta forma, ficaram em zonas de risco, isto é, perto de morros, córregos, entre outros. Ademais, o termo “favela” surge durante a Guerra dos Canudos (1896 – 1897) como referência ao “Arraial de Belo Monte”, que acontecia no “Morro da Favela”.

Entretanto, grande parte das favelas brasileiras vem do processo de Industrialização do século XX. Todavia, o êxodo rural foi uma das alternativas pelos trabalhadores do campo, em decorrência, dos avanços atingidos pelo uso das máquinas, desencadeando o crescimento acelerado das favelas nas grandes cidades.

Com o passar das décadas, este processo no país, adquiriu proporções ainda maiores, embutidos em estatísticas como o aumento da pobreza, desemprego, violência e contrastes sociais.

Só para exemplificar, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de domicílios em favelas é de 5,12 milhões.

Ainda segundo o instituto, estima-se que o total de favelas no Brasil chegue a 13.151, mais que o dobro do número levantando dez anos atrás 6.329 em 2010.

Favelização no Brasil – Processo

Só para ilustrar, a favelização é um processo, oriundo do aumento do número de moradias precárias, conhecidas como “barracos” em um determinado local.

Desta maneira, cria-se uma um conjunto habitacional denominado como “favela”. Sua localização geralmente é em áreas públicas ou privadas, em áreas de ocupação irregular, formando um ambiente altamente povoado.

Seja como for, este processo atinge principalmente as grandes cidades. No entanto, cidades do interior também podem passar por uma favelização, visto que, a ausência de um devido planejamento governamental poderá ocasionar este fenômeno.

Popularmente conhecidos como “barracos” na maioria das vezes são construídas sem o devido planejamento, e além disso, vão se amontoando, de maneira desordenada.

Desse modo, a instalação e o oferecimento de serviços como água, luz, esgoto, entre outros, ficam na clandestinidade.

Em decorrência do abandono dos governantes, um espaço é deixado e ocupado por organizações criminosas que comandam a maioria das ações locais.

Possíveis soluções

Algumas medidas podem ajudar a combater o processo de favelização no Brasil. Todavia, deve-se passar por um exímio planejamento urbano.

Além disso, todo processo devem englobar algumas medidas como:

  • Ações sociais
  • Criação de escolas
  • Oferecimento de cursos profissionalizantes
  • Integração urbana das comunidades
  • Criação de infra-estruturas habitacionais e transporte público
  • Projetos habitacionais

E então, nosso artigo lhe ajudou a entender melhor sobre esse processo? Estude-o para chegar nas provas com o conhecimento e a argumentação necessária.

Atualidades: Confira 5 filmes para discutir racismo e desigualdade social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.