Vestibular: Entenda a guerra da Coreia do Norte e o regime político

A Coreia do Norte é cercada de mistérios. Com um sistema político fechado, tudo o que acontece ali permanece em segredo para o resto do mundo.

A relação do país com os Estados Unidos, o regime comunista e o programa nuclear se mostram temas prováveis de cair em vestibulares e no ENEM. Aparece principalmente em questões sobre atualidades, geografia e história.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a história deste país e outros detalhes atuais. Vamos lá?

Guerra da Coreia

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial outro conflito tomou conta do planeta: a Guerra Fria, uma disputa política, armamentista, ideológica, estratégica, assim como de liderança.

Protagonizavam o embate a URSS – União Soviética e os Estados Unidos. Esse período se mostrou determinante para separação das Coreias.

A Coreia do Norte ficou com a linha comunista e a Coreia do Sul capitalista. Logo após a divisão, Kim II-Sung tornou-se presidente do lado norte.

A partir daí, o Partido Comunista da Coreia do Norte nasce e proclama-se a República Popular Democrática da Coreia.

A Coreia do Sul segue a mesma linha e também realiza a proclamação de sua república. Porém, esse processo de modo geral gerou diversos conflitos entre as duas Coreias.

Tanto conflitos territoriais, como ideológicos e em decorrência disso a Coreia do Norte resolve invadir a Coreia do Sul, dando início a Guerra da Coreia em 1950.
A Guerra durou três anos, dado que em 1953 os países assinaram um acordo de trégua. Com isso, uma parte das fronteiras foram desmilitarizadas.

Porém, durante muitos anos houveram conflitos e tensões entre as Coreias principalmente no campo ideológico dado a disparidade dos sistemas.

Coreia do Norte – Regime

A Coreia do Norte fechou-se em sua ditadura comunista, criando um sistema de regras rígidas e costumes e valores que devem passar entre as gerações.

O regime norte-coreano baseia-se na filosofia Juche que busca encontrar o equilíbrio entre a ideologia comunista e socialista.

O sistema ainda é caracterizado por um forte nacionalismo e culto à personalidade do “Grande Líder” que é o ditador do país.

O líder atual é Kim Jong Un herdou o trono coreano de seu pai e seu avô. E mantém a Coreia cada vez mais fechada com o fortalecimento da ideologia Juche, além de militarizar fortemente o país.

Coreia do Norte – Kim Jong-Un

Kim Jong-Un assume o poder em 2011 após o falecimento de seu pai Kim Jong-Il. Ele assume a Coreia do Norte com grande credibilidade e popularidade.

E com isso, para fortalecer ainda mais a figura do grande líder, Kim Jong-Un reforça a propaganda política, os treinamentos militares e o culto ao afastamento de outras nações.

Coreia do Norte – Política externa

A Coreia do Norte não possui uma relação muito clara com as políticas externas do país. Além disso, o governo norte-coreano realiza diversos testes nucleares, que desagradam o mundo, sobretudo os EUA e a Coreia do Sul.

A economia do país é sustentada pelo mercado interno, embora conte com matéria prima principalmente da China que também possui um regime comunista.

Já a relação entre as Coreias nos dias de hoje são mais harmoniosas, tanto que nos jogos olímpicos de inverno de 2018 as delegações dos dois países entraram juntos na cerimônia e além disso, o time de hóquei feminino uniram as duas Coreias.

Além disso, os líderes das duas nações reuniram-se para assinar um tratado de paz e por fim de uma vez na Guerra da Coreia e encurtar os laços políticos entre as nações.

Já a relação com os Estados Unidos é um verdadeiro “morde e assopra” visto que o presidente Donald Trump foi o primeiro presidente dos EUA a entrar na Coreia do Norte.

Porém, a Coreia divulgou o desenvolvimento de um míssil intercontinental que pode atingir o território norte-americano.

Com isso, Trump anuncia que se necessário tomará medidas extremas caso alguma ameaça concreta parta da Coreia do Norte.


E então, gostou de conhecer mais sobre a Coreia do Norte. Aprofunde-se seus estudos em atualidades para se dar bem no vestibular e ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.