Atualidades: Conheça as fases do ciclo do capitalismo

A movimentação conhecida como expansão e retração é uma ferramenta do sistema econômico compreendida como ciclo do capitalismo

Esse fluxo na economia capitalista é alavancado por possibilidades de expansão – crescimento econômico e retração – contração econômica. 

O ciclo do capitalismo demonstra como alguns países tem um bom desempenho e de uma hora para outra começa a desacelerar a economia e passa a enfrentar crises. 

Dessa forma, especialistas entende que o ciclo do capitalismo é composto por algumas fases, são elas:

  • Boom
  • Recessão
  • Depressão
  • Recuperação

Todas essas fases ocorrem em um sistema capitalista, por isso, compreende-se como ciclo pois ocorrem alternadamente em cada nação. 

Ciclo do capitalismo – Fases

Como falamos acima o ciclo do capitalismo possui quatro fases, são elas:

Boom – Fase na qual a economia está em expansão, melhoria nos salários, assim como da qualidade de vida da população. O poder de compra aumenta, tal qual as oportunidades de emprego. 

Recessão – Na contramão do boom, a recessão fica marcada pelo aumento dos índices de desemprego, poder de compra reduzido, inflação, deixando a economia em crise. 

Depressão – Período mais duro da crise econômica, consiste em um planejamento econômico rígido, contemplado pelo corte de gastos. Nessa etapa os mais pobres são os mais atingidos por essa situação. 

Recuperação – Na recuperação diversas medidas são tomadas para alavancar a economia do país. Ao longo do período os reflexos das decisões são evidentes. Por conta disso, o país começa a melhorar economicamente. 

É esperado no sistema capitalista períodos de crise, assim como de desempenho satisfatório. Em síntese, quando uma crise atinge uma nação capitalista protagonista, espera-se que atinja também os outros países. 

Crises cíclicas

Em algumas situações o sistema capitalista impõe uma certa instabilidade econômica. Visto que um movimento inesperado pode impactar negativamente o mercado financeiro em escala mundial. 

Desse modo, países emergentes são duramente atingidos devido às crises das nações desenvolvidas, como se fosse uma espécie de efeito cascata. 

Essas movimentações demonstram como a economia do mundo é alternada e conjunta, devido às relações comerciais estabelecidas entre as nações.  

Em decorrência disso, um cenário de fragilidade econômica pode alterar cenários como o de importação, preço de commodities, exportação, entre outros. 

Por fim, entende-se como ciclo do capitalismo um processo presente dentro sistema devido a instabilidade econômica que alterna entre momentos de bom desempenho e períodos de estagnação e queda.


E então, gostou de conhecer melhor sobre o tema?

Não deixe de ler também – Anarquismo: Resumão para o Enem e vestibular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.