Atualidades: A realidade do uso de agrotóxicos no Brasil

Tema de alta relevância sempre surge em questões de vestibular ou então no Exame Nacional do Ensino Médio

Os agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas consideradas de grande importância para o desenvolvimento da agricultura. Porém, seu uso massivo prejudica a saúde humana e o meio ambiente.

O debate é extremamente atual e, desse modo, muito cobrado em vestibulares, assim como no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nesse sentido, não há como deixar o tema de lado em seus estudos, não é mesmo? Confira um panorama sobre o assunto.

História dos Agrotóxicos

O químico austríaco Othmar Zeidler (1850 – 1911) desenvolveu os agrotóxicos no século XIX. Entretanto, a descoberta das características pesticidas ocorreu somente em 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a saber, protegiam a vida dos soldados contra a proliferação de doenças causadas por insetos, principalmente a malária.

Tempos depois, seu uso se estendeu para a agricultura, pois descobriu-se o bom resultado no combate a pragas, insetos e plantas “daninhas”.

Tipos

Pode-se definir a classificação toxicológica dos agrotóxicos em:

I – Extremamente tóxico
II – Altamente tóxico
III – Medianamente tóxico
IV – Pouco tóxico

Classificação dos agrotóxicos:

Inseticidas: Para combater insetos e pragas nas plantações
Herbicidas: Sua utilização ajuda a eliminar as plantas danosas para o plantio.
Bactericidas: Utilizado para controlar as bactérias que podem danificar as plantações
Fungicidas: Para usar no controle de fungos na plantação

Revolução Verde: Como o tema pode ser cobrado no vestibular e ENEM

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem do agrotóxico está no aumento da produção, derivada do controle de pragas e doenças que ele consegue proporcionar.

Já a desvantagem do uso dos agrotóxicos, associa-se ao desequilíbrio ambiental, assim como ao desenvolvimento de doenças.

A saber, sua utilização polui o solo, as águas e pode causar estragos sem volta ao meio ambiente. Desse modo, pode corroborar para o desequilíbrio de ecossistemas e da fauna e flora de determinada região.

Agrotóxicos nos alimentos

Quando utilizados nos sistemas agrícolas de forma direta, a saber, os agrotóxicos permanecem nos alimentos, mesmo depois de passarem por uma higienização.

Desse modo, fica entendido que os humanos ingerem boa parte dessa substância. E o uso contínuo desse tipo de produto pode levar a distúrbios e desenvolvimento de doenças.

Em decorrência disso, a sociedade vive em um constante debate. Afinal, muitas pessoas defendem o uso dos agrotóxicos alegando que sem o seu uso, poderá faltar alimento para população.

Por outro lado, uma parcela da população não vê com bons olhos sua utilização, justamente por ele afetar o meio ambiente e a saúde humana.

Nesse sentido, muito se discute sobre a diminuição do uso deles no Brasil por exemplo. Porém, o país sofre com uma terrível falta de fiscalização, que poderia medir a quantidade permitida , além das vendas ilegais deste produto.

A fiscalização fica a cargo da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que criou o PARA – Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, que busca a quantidade permitida de agrotóxico nas plantações de acordo com LMR – Limite Máximo de Resíduo.

Doenças causadas por agrotóxicos

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, milhares de mortes ocorrem todo ano por causa do uso indevido de agrotóxicos.

Dentre as doenças causadas pela intoxicação por agrotóxicos, podemos citar:

  • Câncer e paralisia;
  • Problemas neurológicos e cognitivos;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Irritações na pele e alergias;
  • Aborto e má formação do feto.

Uma parcela da população sofre bastante com o uso dos agrotóxicos, estamos falando dos trabalhadores rurais que muitas vezes manuseiam produtos sem a proteção adequada.


E então, você já sabia dessas informações sobre agrotóxicos?

Outro artigo pode te ajudar nos estudos: Atualidades: Importância da agropecuária e dados do Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.