Atualidades: 5 filmes para entender a questão dos refugiados

Exames como o do Enem, demais vestibulares e concursos públicos costumam exigir que os candidatos estejam atualizados. Para isso, é preciso estudar as questões mais relevantes do momento, como a questão dos refugiados. 

Por isso, selecionamos cinco filmes que te ajudarão a entender melhor o deslocamento forçado, as situações pelas quais passam as pessoas em busca de refúgio e o que as motiva. Confira abaixo as nossas dicas.

Humanflow — Não existe lar se não há para onde ir (2017)

Humanflow é um documentário de Weiwei e nele, o ativista político retrata as dificuldades que os refugiados encontram pelo caminho, como, por exemplo, travessias perigosas, humilhações e pouca receptividade. Desse modo, o filme apresenta um panorama de crises de refugiados de mais de 20 países.

Era o Hotel Cambridge (2016)

Esse filme conta um pouco sobre como é a vida um refugiado no Brasil a partir da atuação de refugiados reais. Estes expõem sua vivência e a dificuldade por encontrar morada. Além disso, a obra mostra como o idioma, os costumes, a convivência com a população local e a xenofobia são desafios diários para estas pessoas.

Para Sama (2019)

Para Sama é um filme documental que aborda o conflito da Síria. Nele, a jornalista Waad al-Kateab faz uma espécie de carta aberta à sua filha Sama, que nasceu em meio aos bombardeios. Além do sofrimento da mãe pela segurança da filha, o filme aborda a situação de violência e escassez em Alepo. Ademais, são abordados também os conflitos daqueles que escolhem partir e dos que escolhem ficar, e quais são as consequências disso tudo.

Missão no Mar Vermelho (2019)

O longa Missão no Mar Vermelho conta a história de um agente israelense que administra uma operação secreta para ajudar refugiados judeus a escaparem da Etiópia para Israel. Apesar de ser uma obra fictícia, se baseia em fatos reais.

Estado Zero (2020)

Por fim, nossa última dica não é um filme, mas sim uma minissérie. Essa produção australiana aborda a crise migratória e a questão dos refugiados detidos em campos de detenção. Assim, a obra retrata a história de diversos grupos e explora os pré-conceitos em relação aos imigrantes, com ênfase nos de origem árabe.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.