As Cruzadas: tudo o que você precisa saber

As Cruzadas: tudo o que você precisa saber sobre essas expedições

Você sabe o que foram as Cruzadas?

Esse importante evento da Idade Média aparece com frequência nas provas de segunda fase dos principais vestibulares do país. Além disso, esse assunto aparece também em questões da prova do ENEM.

E é por isso que o artigo de hoje trouxe tudo aquilo que você precisa saber sobre as Cruzadas.

As Cruzadas: definição

As Cruzadas foram expedições de caráter religioso, econômico e militar que se iniciaram na Europa a partir do século XI.

O principal objetivo das Cruzadas era reconquistar Jerusalém, a Terra Santa, daqueles que os católicos consideravam infiéis: os muçulmanos. Porém, é importante destacar também os objetivos econômicos que moviam muitos nobres a participar dessas expedições.

O movimento se iniciou oficialmente em 1095, quando o Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convocou toda a cristandade para participar da Primeira Cruzada.

As Cruzadas: objetivos – para além do caráter religioso

As Cruzadas tiveram mais de um objetivo. Ou seja, não queriam unicamente recuperar a Terra Santa.

Porém, muitos nobres se interessavam pelas expedições para se apropriarem de terras no Oriente (lembrando que conquistar terras era a maior forma de demonstrar status na Alta Idade Média).

Além disso, mercadores italianos estavam interessados nas Cruzadas para criar entrepostos nos mares e buscar uma maior vantagem em relação ao comércio de produtos orientais. As expedições poderiam também, na visão desses indivíduos, abrir o Mar Mediterrâneo para o comércio e para relações amistosas.

As Cruzadas: principais expedições

Ao todo, a cristandade organizou oito expedições, ou seja, oito cruzadas.

Vamos ver, a seguir, quais foram elas.

A Primeira cruzada (1096-1099)

A primeira cruzada ficou conhecida como Cruzada dos Nobres. Ela chegou a conquistar a cidade de Jerusalém, que depois seria reconquistada pelos “infiéis.

A Segunda cruzada (1147-1149)

A segunda cruzada não conseguiu reconquistar Jerusalém.

A Terceira cruzada (1189-1192)

A terceira cruzada ficou conhecida como Cruzada dos Reis. Isso porque, dela participaram três monarcas: Ricardo Coração de Leão da Inglaterra, Filipe da França e Federico Barbarossa do Sacro Império Romano Germânico. 

Não reconquistou Jerusalém.

A Quarta cruzada (1202-1204)

Organizada pelos comerciantes de Veneza, foi chamada de Cruzada Comercial. 

A Quinta, sexta, sétima e oitava cruzadas (1218-1270)

Não reconquistaram Jerusalém.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.