Dicas de estudo: Aprenda a fazer um bom fichamento

O fichamento é uma ferramenta valiosa no processo de estudo e pesquisa, amplamente utilizada por estudantes, pesquisadores e acadêmicos em geral. Ele permite permite que você organize as informações mais importantes de um texto de forma estruturada e acessível.

Nesse sentido, ao criar um fichamento, você precisa analisar e resumir o conteúdo do texto, tendo como foco os tópico mais relevantes para o tema. Desse modo, o fichamento promove uma compreensão mais profunda do material, ajudando a consolidar o conhecimento.

O próprio ato de resumir e registrar as informações contribui para a memorização do conteúdo. Isso é particularmente útil para estudantes que desejam lembrar e reter informações importantes para provas, trabalhos acadêmicos ou discussões em sala de aula.

Além disso, os fichamentos servem como uma referência futura rápida e conveniente. Quando você precisa retornar a um texto meses ou anos após a leitura, esse material pode oferecer uma visão clara do conteúdo do texto original.

Tipos de Fichamento

Fichamento Bibliográfico

Este tipo de fichamento concentra-se nas informações sobre o autor e sua obra. Portanto, inclui dados biográficos do autor, contexto histórico e cultural em que a obra foi escrita e detalhes sobre outras obras do mesmo autor. É útil para contextualizar a obra e compreender a perspectiva do autor.

Fichamento de Citações

Este tipo de fichamento destaca principalmente as citações significativas do texto original. É útil quando você pretende usar citações diretas em seus trabalhos, como ensaios ou pesquisas acadêmicas, por exemplo. Você registra as citações exatas, juntamente com a página em que elas foram encontradas.

Fichamento Crítico

O fichamento crítico vai além do resumo e da síntese, pois envolve uma análise crítica das ideias apresentadas no texto. Você registra suas próprias opiniões, comentários e críticas em relação ao material. É útil quando você precisa avaliar a qualidade do texto ou desenvolver uma análise crítica.

Fichamento de Resumo

Neste tipo de fichamento, você faz um resumo conciso e objetivo do texto, sem entrar em detalhes. É uma maneira rápida de capturar as informações-chave, mas pode não ser adequado para análises mais profundas.

Fichamento
Há diferentes tipos de fichamento. Imagem: Reprodução

Passos para fazer um bom Fichamento

Fazer um fichamento eficaz requer um processo organizado e sistemático. Portanto, comece selecionando a fonte que deseja fichar. Pode ser um livro, artigo, capítulo de livro, site, documento, ou qualquer material relevante para o seu estudo ou pesquisa.

Em seguida, leia o material com atenção, focando nas informações essenciais e nas ideias principais. Sublinhe ou destaque passagens importantes que você planeja incluir no fichamento.

Organize as informações de acordo com o tipo de fichamento que você está criando. Se for um fichamento bibliográfico, inclua informações como autor, título, editora, ano de publicação e resumo do conteúdo. Se for um fichamento de conteúdo, concentre-se em identificar ideias-chave, argumentos e conceitos.

Crie também um resumo conciso do material fichado. Certifique-se de que seu resumo reflete de forma precisa e clara as informações e ideias essenciais do texto. Inclua anotações pessoais ou observações críticas, se apropriado. Essas anotações podem ajudar a contextualizar o material fichado e a destacar insights relevantes para sua pesquisa.

Dicas adicionais

  • Evite fazer fichamentos muito extensos. Eles devem ser concisos e focados nas informações mais relevantes.
  • Utilize um sistema de categorização para organizar seus fichamentos, como categorias por temas, autores ou datas.
  • Mantenha um registro de todas as fontes fichadas, incluindo detalhes de bibliografia completa, para facilitar a citação e a referência futura.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.