Acontecimentos de 2020 que podem ser pauta no Enem

É difícil negar que 2020 foi um ano marcante. A pandemia, as tensões sócio políticas mundiais, o dólar e as tragédias naturais, todos esses foram fatores que contribuíram para um ano atípico e bem agitado. 

Estar atento a esses acontecimentos é fundamental para quem quer se manter atualizado, principalmente nesses período pré-vestibular e na reta final do Enem. Por isso, veja a seguir uma lista com os principais acontecimentos dos últimos 12 meses para você agregar ao seu repertório.

Coronavírus: a pandemia da covid-19

O tão temido e persistente Sars-CoV-2 tem dominado os noticiários e conversas desde o começo de 2020. O novo coronavírus foi detectado pela primeira vez no final de 2019, na cidade Wuhan, na China e desde então se espalhou rapidamente pelo mundo levando angústia e morte a todos os continentes.

Agora, depois de uma longa jornada, e no meio de uma forte segunda onda, os cientistas tentam produzir uma vacina que consiga imunizar a população o mais rápido possível. Essa sem dúvida foi a principal pauta do ano e tem presença confirmada nas questões do processo vestibulares e concursos

Assassinato de George Floyd

No ano passado, milhões de pessoas tomaram as ruas americanas após o assassinato brutal de George Floyd. Ele foi sufocado até a morte por um policial que ficou cerca de 10 minutos pressionando seu pescoço com o joelho durante uma abordagem. Apesar de implorar por ajuda, ele acabou morrendo por falta de ar. Esse episódio reacendeu o debate acerca da violência e do genocídio de pessoas negras nos Estados Unidos. Desse modo, gerou uma onda de protestos em diversos países e o acontecimento é, para muitos, um dos possíveis temas da redação do Enem.

Eleições 

Por fim, houve ainda as eleições. Em novembro, os brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores para cada estado. Foi uma período eleitoral atípico e bastante conturbado, tanto no cenário antigo quanto no cenário internacional. Recentemente, os candidatos eleitos tomaram posse de seus cargos nos mais de 5.579 mil municípios do Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.