A República Velha: o primeiro período da República Brasileira

República Velha: assunto extremamente cobrado pelas provas brasileiras

A República Velha é o primeiro período da República Brasileira. Ela engloba outras duas fases: a República da Espada e a República Oligárquica.

O assunto é extremamente cobrado nas principais provas do país. Entre elas, podemos citar: o ENEM (com muita frequência, especialmente), os vestibulares (principalmente os paulistas) e as provas de concursos que abordam História do Brasil.

Assim, pode-se dizer que se você deseja alcançar um bom desempenho em qualquer prova de História do Brasil, é fundamental dominar esse assunto.

República Velha: Introdução

A primeira fase da República do Brasil recebe o nome de República Velha. Esse período se inicia com a Proclamação da República por Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889 e vai até o ano de 1930, com a Revolução de 30, com o fim do governo de Washington Luís e o início do governo de Getúlio Vargas. Além disso, o conceito de República Velha engloba duas outras fases da República brasileira: a República da Espada e a República Oligárquica.

Ao todo, a República brasileira é dividia pelos especialistas em:

  • Primeiro Período: República Velha (1889-1930)
  • Segundo Período: Era Vargas ou República Nova (1930-1945)
  • Terceiro Período: República Contemporânea (1945-dias atuais)

República Velha: O Primeiro Período (1889-1894)

A República Velha se inicia com a chamada República da Espada. O nome desse primeiro período ocorre devido ao aspecto militar dos dois presidentes do Brasil nessa fase:  Marechal Deodoro da Fonseca (que proclama a República) e Marechal Floriano Peixoto.

Deodoro inicia um governo provisório logo após a proclamação. Quando em 1891, a primeira Constituição da República Brasileira é promulgada, Deodoro é eleito pelo Congresso Nacional e se torna o primeiro presidente do Brasil. Floriano Peixoto é o seu vice.

Seu governo foi marcado por divergências e muita oposição. No mesmo ano, Deodoro renuncia e Floriano assume o cargo, apoiado pelos militares. Floriano Peixoto enfrentou uma série de revoltas e as reprimiu duramente. E é justamente por isso que ele recebe o apelido de Marechal de Ferro. Seu governo perdura até o ano de 1894.

República Velha: O Segundo Período (1894-1930)

Como dito anteriormente, a República Velha engloba duas fases. A segunda delas ficou conhecida como República Oligárquica. Isso porque, a presidência, nessa época, era dominada pela aristocracia dos fazendeiros e das grandes famílias (as oligarquias).

Nesse período, paulistas e mineiros se alternavam na sucessão presidencial. Apenas três presidentes da República Oligárquica não eram dos Estados de São Paulo ou de Minas Gerais. São eles: Hermes da Fonseca, Epitácio Pessoa e Washington Luís.

Vamos, a seguir, conhecer quais foram os presidentes da República Oligárquica.

  • Prudentes de Morais (1894-1898): primeiro presidente civil. Governo marcado pelo coronelismo e a Guerra de Canudos.
  • Campos Salles (1898-1902): governo marcado pela Política dos Governadores.
  • Rodrigues Alves (1902-1906): urbanizou o Rio de Janeiro. Governo marcado pela Revolta da Vacina.
  • Afonso Pena (1906-1909): faleceu antes de completar o mandato e foi substituído pelo vice Nilo Peçanha.
  • Nilo Peçanha (1909-1910): criou o Serviço de Proteção ao Índio (SPI).
  • Hermes da Fonseca (1910-1914): enfrentou diversas revoltas. Entre elas, podemos citar: a Revolta da Chibata, a Revolta de Juazeiro e a Guerra do Contestado.
  • Venceslau Brás (1914-1918): Primeira Guerra Mundial e industrialização do país.
  • Epitácio Pessoa (1918-1922): marcado pela Revolta dos 18 do Forte e a Semana de Arte Moderna.
  • Arthur Bernardes (1922-1926): governou em Estado de Sítio. Marcado pela ocorrência da Coluna Prestes.
  • Washington Luís (1926-1930): Conhecido pelo seu lema “governar é construir estradas”. Foi deposto por Getúlio Vargas e a Revolução de 1930. Fim da República Velha.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.