A redação da Vunesp: entenda sua estrutura e avaliação!

A redação da Vunesp: um resumo

A redação da Vunesp não se restringe somente ao vestibular que permite o ingresso à Unesp (Universidade Estadual Paulista). Isso porque, a Vunesp é também a banca responsável por uma série de outras provas de vestibulares e de concursos.

Dessa forma, é essencial que você domine a estrutura da redação dessa banca, bem como os seus critérios avaliativos, para se destacar na sua prova.

Assim, aproveite que a prova da segunda fase do vestibular da Unesp foi adiada e estude ainda mais a estrutura dessa redação!

Redação Vunesp: Introdução

O vestibular da Unesp é um dos mais concorridos e desejados pelos estudantes que pretendem ingressar na universidade.

Porém, um dos pontos chaves para o sucesso neste vestibular é a redação. O aluno deve compreender as estruturas e os critérios de avaliação, já que isso pode ser uma vantagem aos demais concorrentes.

Redação Vunesp: Como funciona?

Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEME), o formato requerido é o dissertativo-argumentativo.

Entretanto, uma grande diferença é que a banca corretora desse vestibular não exige uma proposta de intervenção no parágrafo de conclusão. Dessa forma, o último parágrafo do seu texto não precisa ser taa2o grande como na redação do ENEM.

Mas atenção: apesar da redação da Unesp não exigir um solução para o tema proposto, isso não significa necessariamente que esse tipo de texto é mais fácil do que do Enem.

Redação Vunesp: Estrutura

A redação da Unesp ocorre no segundo dia de aplicação das provas.

Igualmente, as dissertações devem ter entre 20 e 30 linhas, com valor máximo de 28 pontos.

Vale lembrar que a prova total vale 100 pontos, o que torna a redação um ponto chave e muito importante.

Redação Vunesp: Critérios Avaliativos

Vamos ver, a seguir, quais são os três principais critérios avaliados pela Vunesp.

Tema: É feita uma análise para averiguar se o candidato atende à temática proposta.

Estrutura: Avalia-se se o texto atende às características do tipo dissertativo. Além disso, a banca irá verificar se as ideias apresentadas são coerentes, se o candidato sustenta a sua tese baseada em argumentos e como esse foi organizado.

Expressão: Questões referentes a coesão textual e ao domínio da Língua Portuguesa. A banca examina se o candidato domina sintaxe, ortografia, morfologia, pontuação, além de analisar a escolha das palavras e o grau de formalidade ou informalidade que as palavras e expressões transmitem.

Redação Vunesp: Como fazer

O aluno que deseja fazer uma boa redação tipo Vunesp deve manter o foco na proposta do tema e no desenvolvimento de uma argumentação bem fundamentada, com cuidado para não fugir do tema e/ou do gênero proposto.

Além disso, o aluno deve também tomar cuidado para não deixar a folha de redação em branco e para não apresentar letra ilegível. Textos com 7 linhas ou menos também não serão aceitos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.