A Magna Carta de 1215: criação do Parlamento Inglês

Um resumo sobre a Magna Carta de 1215

A Magna Carta foi um documento assinado pelo rei inglês João Sem-Terra no ano de 1215. A Carta foi responsável pela criação do Parlamento Inglês, que existe até os dias de hoje.

Dessa maneira, não é de se surpreender que a Magna Carta apareça constantemente em questões dos mais variados vestibulares brasileiros.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos do assunto para garantir um bom desempenho em suas provas.

A Magna Carta: Introdução

A Magna Carta, assinada no ano de 1215, foi um documento que impôs limites ao poder da monarquia na Inglaterra. O principal objetivo da Carta era impedir que o monarca concentrasse todo o poder em suas mãos, se tornando um autoritário.

A Carta é considerada um dos documentos mais importantes da democracia.

A Magna Carta: Características

A Magna Carta foi assinada pelo Rei João, também chamado de João Sem-Terra, no ano de 1215.

A assinatura do documento foi a solução encontrada para os conflitos advindos de desentendimentos entre o rei, o Papa e barões ingleses. Os embates aconteciam, principalmente, por causa dos tantos privilégios concedidos aos reis da Inglaterra. 

No ano de 1215, os barões, ou seja, a nobreza inglesa, realizou uma rebelião contra o rei João.

Os barões estavam esgotados dos altos impostos cobrados pela monarquia. Além disso, os nobres desejavam possuir mais poder de decisão dentro do país, o que não acontecida devido à concentração de poder nas mãos do rei.

Assim, sob o comando do Barão Robert Fitzwalter, os nobres tomam a cidade de Londres, classificando o seu “exército” como o “exército de Deus”. Para impedir uma guerra civil e colocar fim aos conflitos, o rei João Sem-Terra resolve negociar com os participantes.

A Magna Carta: O documento

Os nobres concordam, então, que um documento deveria ser assinado para diminuir os poderes do rei.

João, ao assinar o documento, concorda com a diminuição do seu poder enquanto rei. Os participantes da revolta, por sua vez, concordaram em se render e se retirar de Londres.

A Magna Carta continha 63 cláusulas. Entre as principais, podemos citar:

  • A proteção dos dos direitos da igreja
  • Os barões teriam direito em vetar impostos excessivos
  • A proteção contra prisões ilegais e sem justificativas
  • A criação de um conselho de 25 nobres (o Parlamento) que ficaria responsável por tomar decisões governamentais ao lado do rei. Dessa maneira, o rei teria o seu poder limitado, uma vez que não poderia tomar decisões sozinho.

A Magna Carta: Consequências

A última cláusula, sem dúvidas, é a principal. Isso porque, é a partir dela que, na Inglaterra, ficaria conhecido o ditado “o rei reina, mas não governo”. Com a criação do conselho de nobres, o Parlamento, o rei assumiria funções representativas, mas não poderia decidir sozinho sobre qualquer assunto.

Os preceitos da Magna Carta também influenciaram as constituições de muitos outros países.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.