A GUERRA DO PARAGUAI: vai cair na sua prova!

A Guerra do Paraguai: tudo aquilo que você precisa saber

A Guerra do Paraguai foi um importante conflito em que o Brasil esteve envolvido no século XIX.

Essa guerra aparece com uma grande frequência nas principais provas no país, mas com destaque especial nos vestibulares e no ENEM.

Isso porque, diversos assuntos podem ser explorados a partir da análise da Guerra do Paraguai, como a situação do Brasil Império e a escravidão.

Além disso, a guerra é um dos fatores que levaram ao fim do Segundo Reinado. Dessa forma, é muito importante que você domine as principais características desse conflito para garantir um bom desempenho nas provas de História.

Guerra do Paraguai: definição e causas

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre os anos de 1864 e 1870, quando o Brasil ainda era uma monarquia liderada por D. Pedro II.

A guerra envolveu algumas países da América Latina, que formaram alianças entre si. Brasil, Argentina Uruguai formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai, que lutou sozinho.

Os principais motivos que levaram à guerra foram o imperialismo paraguaio e a luta pelo controle da Bacia do Prata. 

O estopim do conflito aconteceu quando o Paraguai, buscando expandir suas terras e formar o “Grande Paraguai”, invadiu o Mato Grosso. O Uruguai e a Argentina possuíam líderes que eram favoráveis ao governo brasileiro, fazendo com que esses ficavam do lado do Brasil na guerra.

Guerra do Paraguai: consequências

A Guerra do Paraguai foi extremamente devastadora para todos os países que participaram dela. Porém, sem dúvidas, o Paraguai foi aquele que mais sofreu com a situação: estima-se que  80% de sua população masculina foi morta nos conflitos. 

Além disso, uma grave crise econômica teve início no país logo após o fim do conflito. O Paraguai ficou com poucas indústrias e poucas terras para cultivo.

Além disso, o país perdeu muitos de seus territórios para os países da Tríplice Aliança, entre eles o Brasil.

Porém, o Paraguai não foi o único país afetado. A guerra foi uma das causas do fim do Império no Brasil, já que ela resultou em uma grave crise econômica e na perda de muitas vidas.

Mas, por outro lado, a guerra fez com que o Brasil adquirisse liberdade de navegação na Bacia da Prata. A guerra foi também crucial para a formação do exército brasileiro. 

A Inglaterra não participou diretamente do conflito, mas foi o único país a lucrar com ela. Os ingleses ampliaram seus mercados na América Latina e lucraram com os empréstimos feitos ao Brasil e ao Paraguai.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.