A Guerra Civil Espanhola: entenda de uma vez esse evento histórico!

Guerra Civil Espanhola: um resumo com tudo o que você precisa saber!

A Guerra Civil Espanhola é um evento de extrema importância para a compreensão da História Geral. Dessa maneira, é essencial que você compreenda os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho nas provas.

Isso porque, algumas das principais provas do país costumam cobrar com frequência questões sobre a Guerra Civil Espanhola.

Guerra Civil Espanhola: Introdução

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito envolvendo republicanos e nacionalistas que aconteceu na Espanha. A Guerra envolvia a população e ocorreu entre o ano de1936 e 1939.

Basicamente, o conflito se dividia entre aqueles que se posicionavam com ideologias de direita e aqueles que se identificavam com a esquerda.

Os republicados eram aqueles com uma ideologia relacionada àquilo que classificamos como esquerda. Eles apoiavam a democracia. Entre eles, alguns apoiavam o comunismo.

Já os nacionalistas, por sua vez, apoiavam a Falange Espanhola Tradicionalista e eram lideradas pelo general Francisco Franco. Eram mais conservadores.

A Guerra Civil Espanhola: Causas

A Espanha, no século XX, enfrentava crises nos mais variados setores, incluindo a política e a economia.

O governo monarquista e parlamentarista não conseguia resolver as crises e a inflação.

Porém, todos sabemos que um governo fraco é suscetível a golpes. E foi justamente isso que aconteceu.

Já em 1923 uma ditadura foi instaurada. Ela caiu posteriormente em 1930.

Em 1931, no ano seguinte, um movimento popular acabou com a monarquia espanhola, proclamou a república. Dessa maneira, a família real foi expulsa da Espanha.

Porém, esse novo governo começou a realizar uma série de medidas populares, como a expansão do ensino básico e a reforma agrária, que assustavam as elites.

Assim, a Espanha começa a assistir uma série de conflitos entre os grupos de esquerda e os de direita.

Dessa maneira, a elite e a burguesia se uniram em volta da figura do general Francisco Franco na chamada Falange Tradicionalista Espanhola.

Guerra Civil Espanhola: Consequências

Em 36, a esquerda elege o seu Presidente. Porém, o Exército espanhol, sob a liderança de Franco, se rebela contra o novo governo. Assim começa a Guerra Civil Espanhola.

A Guerra Civil deixou um milhão de mortos e muitos feridos e desaparecidos. 

Por fim, Franco e seus apoiadores vencem a guerra e uma ditadura é instaurada, em uma espécie de variação do Fascismo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.