A Civilização Egípcia: tudo o que você precisa saber!

A Civilização Egípcia: principais características

A civilização do Egito Antigo é muito conhecida por todas as suas principais características. Ela foi uma grande civilização com territórios e construções gigantescas.

Diversos tópicos que fazem parte desse assunto aparecem nas provas de História, principalmente nos vestibulares. Assim, você precisa dominá-los para garantir um bom desempenho.

E é por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os antigos egípcios. 

Os Egípcios: introdução

Estabelecida na região nordeste do continente africano, a civilização egípcia era formada por uma diversidade de povos e teve seu desenvolvimento marcado pelos recursos hídricos do Rio Nilo. 

A forma de poder tinha hierarquias fortes e estabelecidas e um governo centrado no Faraó, que além de chefe de Estado era considerado uma divindade.

O território ocupado pelos egípcios era extenso, com fronteiras  no Mar Mediterrâneo, Deserto da Líbia, Deserto Oriental Africano e Primeira Catarata do Nilo.  

A sociedade era baseada na religião, com o Faraó ao topo da hierarquia sendo considerado a encarnação do deus Hórus.

Logo em seguida vinham os sacerdotes, nobres, oficiais militares e altos funcionários. Por fim, na última camada da sociedade, em sua base, estavam os soldados, artesãos, camponeses e escravos. 

A ciência da civilização egípcia 

No campo da ciência, a civilização egípcia desenvolveu conhecimentos usados e aplicados até os dias atuais. Eles foram os responsáveis por desenvolver saberes como a raiz quadrada, cálculo de área do trapézio e círculo e frações. Esses foram conhecimentos fundamentais para a sociedade da época, auxiliando nas previsões da cheia do Nilo, construções hidráulicas, divisão de terras e cálculo de impostos. 

Além disso, desenvolveram muito o conhecimento na área de anatomia humana, astronomia e o sistema de escrita.

O seu sistema de escrita era dividido em três etapas: os hieróglifos (escrita sagrada), os hieráticos (versão mais simples dos hieróglifos) e os demóticos (escrita popular). 

A divisão da história da civilização egípcia 

A história da civilização egípcia pode ser dividida em três etapas: 

  • Antigo Império: possui Menés como o primeiro faraó. O período foi marcado apogeu da civilização egípcia. 
  • Médio Império:  com início por volta de 2000 a.C.. O período é reconhecido pela retomada de poder dos faraós.  
  • Novo Império:  marcado pela expulsão dos povos invasores, principalmente os hicsos. Seu fim ocorreu com a invasão dos romanos, assírios, macedônicos e persas. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.