A Batalha de Waterloo: fim do império de Napoleão Bonaparte

A Batalha de Waterloo: um resumo sobre esse importante conflito

A batalha de Waterloo foi um importante conflito envolveu ingleses e franceses. O evento foi de extrema importância pois, além de marcar o fim do Império de Napoleão Bonaparte, também gerou uma série de consequências para a Europa.

Dessa forma, é essencial que você domine as principais características desse assunto. Isso porque, a batalha é cobrada pelas mais variadas provas do Brasil, principalmente pelas provas de vestibulares.

A Batalha de Waterloo: Introdução

Napoleão Bonaparte estava no poder há 15 anos. Porém, quando é derrotado, Napoleão deixa a França e é preso com os seus companheiros na Ilha de Elba. Assim, o rei Luís XVIII, parente mais próximo de Luís XVI, assume o trono da França com o apoio dos monarquistas.

No entanto, pouco tempo depois, Napoleão consegue fugir da Ilha e retornar à França. Em 1815, o general retoma o poder do país e Luís XVIII, para evitar um grande confronto, deixa o trono e foge para a Holanda. Inicia-se, dessa forma, aquilo que ficaria conhecido como o governo dos Cem Dias de Bonaparte.

A Batalha de Waterloo: Definição

A Batalha de Waterloo foi um conflito de apenas um dia: o dia 18 de junho de 1815. O conflito envolveu, principalmente, franceses e ingleses e terminou com a derrota dos primeiros. 

A Batalha de Waterloo: Características

Quando assume o poder do Governo dos Cem Dias, Napoleão procura recuperar os seus territórios. Assim, ele decide que irá atacar as tropas inglesas que estão acampadas na cidade belga de Waterloo.

Assim, Napoleão reúne um novo exército francês e marcha rumo à cidade para enfrentar os seus maiores inimigos: os ingleses. Porém, no dia da grande disputa, nada saiu como o esperado. No dia da disputa, Napoleão estava doente e a lama no campo de batalha, após dias de intensa chuva, dificultava a locomoção do seu grande exército.

Além disso, os ingleses receberam o apoio das tropas prussianas, conhecidas por suas habilidades em guerra. Dessa maneira, a batalha já se iniciou com uma vantagem para os ingleses. Por fim, a Inglaterra derrota o exército de Napoleão na mesma noite do dia em que a batalha havia se iniciado. 

A Batalha de Waterloo: Consequências

Com o fim da batalha, Napoleão foi capturado pelos ingleses e enviado para uma prisão na Ilha de Santa Helena. Lá, Bonaparte morreria pouco tempo depois, no ano de 1821.

Ainda em 1815, os países europeus se reuniriam no chamado Congresso de Viena para definir os rumos da Europa e redesenhar o mapa do continente para restaurar as fronteiras para o modo como elas eram antes das conquistas de Napoleão. Além disso, Luís XVIII voltou para a França onde restaurou a dinastia dos Bourbons no trono francês e governou até a sua morte, no ano de 1824.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.