5 pontos de atenção para melhorar a escrita

Melhorar a escrita é essencial para se dar bem em diversos campos de atuação, sobretudo quando nos referimos à vida acadêmica. Estudantes de quaisquer áreas precisam ter essa habilidade em dia para conquistar boas notas, passar em concursos ou vestibular.

E engana-se quem pensa que fora da escola ou faculdade a escrita é desnecessária. Em inúmeros ramos de trabalho, até mesmo no serviço público, saber escrever corretamente se mostra um diferencial e tanto.

Elencamos abaixo dicas básicas para  você melhorar sua escrita.

Corte a desordem da escrita

Ao revisar sua redação, elimine palavras desnecessárias. Fique atento ao excesso de adjetivos ou de advérbios, a metáforas misturadas e repetição do mesmo conceito ou detalhes.

Leia em voz alta ao revisar

Ao revisar, você pode ouvir problemas de tom, ênfase, escolha de palavras ou sintaxe que não consegue ver. Então ouça! Pode parecer bobo, mas não pule esta etapa em um texto importante.

Um post nosso te ajuda nisso: Leitura em voz alta pode ajudar a aprender mais rápido, dizem pesquisas

Editar e revisar ativamente

É fácil ignorar os erros ao revisar seu próprio trabalho. Ao estudar seu rascunho final, fique atento a pontos problemáticos comuns, como por exemplo a concordância sujeito-verbo, concordância substantivo-pronome, sentenças contínuas, assim como a clareza de seu texto.

Use um dicionário, se puder

Ao revisar, não confie em seu corretor ortográfico: ele só pode dizer se uma palavra é uma palavra, não se é a palavra certa. O português tem algumas palavras comumente confundidas e erros comuns que você pode aprender a detectar em um instante e facilmente eliminar de sua escrita.

A saber, em provas você não conseguirá fazer essa consulta ao dicionário. Contudo, durante os seus estudos, não deixe de fazer isso para tirar suas dúvidas.

Tenha clareza na escrita da mensagem

Para transmitir sua mensagem com clareza e manter os leitores envolvidos, use palavras concretas e específicas que mostrem o que você quer dizer. Portanto, evite escrever palavras ambíguas, ou seja, que tenham duplo sentido. Além disso, não use gírias ou expressões regionais, caso possam ser substituídas.


E então, gostou de conhecer as dica de escrita?

Não deixe de ler também – Escrita: Como crianças podem melhorar essa habilidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.