5 filmes para estudar eventos históricos importantes

Estudar para o vestibular e para o ENEM é uma tarefa bastante cansativa. Buscar meios para deixar essa atividade mais leve e prazerosa, como ver filmes, por exemplo, sem perder o foco é muito importante.

Desse modo então, para modificar um pouco a rotina de estudos, separamos filmes que demonstram acontecimentos históricos de diferentes temas que podem te auxiliar. Vamos ver?

Olga (2004)

Segunda Guerra Mundial

O filme mostra a história da comunista e judia alemã Olga Benário Prestes, deportada para Alemanha, assim como presa num campo de extermínio. A saber, ela era companheira de Luís Carlos Prestes e foi morta em 1942.

O que é isso companheiro? (1997)

Ditadura Militar brasileira

O longa conta a luta armada contra a ditadura militar no Brasil. O ponto alto consiste no sequestro do embaixador americano Charles Elbrick na época dos anos de chumbo. O filme teve como inspiração o livro do jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira.

A Lista de Schindler (1993)

Segunda Guerra Mundial

Trata-se de um clássico do cinema. O longa metragem de Steven Spielberg demonstra os terríveis anos da Alemanha nazista e o holocausto. O filme mostra a história do empresário Oskar Schindler, que usou o seu negócio e influência para salvar mais de mil judeus empregando-os em uma fábrica na Segunda Guerra Mundial.

Adeus, Lenin (2002)

Guerra Fria

O filme conta a história de uma comunista que entra em coma antes da queda do muro e só acorda meses depois, quando o muro já não existe. Ademais, a trama mostra como os filhos dela fazem de tudo para que ela não saiba o que houve, tentando evitar um choque de realidade, podendo levar a situações extremas.

Xingu (2012)

Getúlio Vargas – Estado Novo

O filme mostra a política de Getúlio Vargas durante o Estado Novo conhecida como “Marcha para o Oeste” quando a população começa a migrar para o centro do Brasil.

Xingu demonstra partes desse movimento, narrando a história dos irmãos Villas-Bôas durante a expedição Roncador-Xingu. Além disso, o longa mostra o contato com tribos afastadas e a fundação do Parque Nacional do Xingu.

E então, você já viu algum desses filmes? Leia também – História: 5 filmes para entender a Guerra Fria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.