5 documentários que debatem sustentabilidade

O tema sustentabilidade frequentemente aparece em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Trata-se de um assunto sempre atual e de muita importância.

Assistir filmes, séries e documentários ajudam no aprendizado e preparação para às avaliações, por isso selecionamos alguns docs que irão ajudá-lo a ficar antenado no assunto.   

Cowspiracy: O segredo da Sustentabilidade

O documentário mostra os impactos causados pela agropecuária intensiva, levando à escassez de recursos naturais do planeta, tal qual como ela vem sendo ignorada atualmente por grandes grupos ambientalistas.

Com direção de Leonardo DiCaprio, aborda algumas saídas para o tema a nível global, considerando a população crescente.

Minimalismo

Nessa obra condena-se o consumismo desenfreado, assim como são exibidas alternativas para viver mais satisfeito e com menos dívidas.

É um intenso questionamento sobre como a vida seria sem tantas coisas materiais. Desse modo, são entrevistadas pessoas que não são materialistas.

The True Cost

Este documentário mostra como funciona a produção de roupas de moda em nações como por exemplo China, Vietnã, Índia, entre outros.

Uma linha é traçada mostrando o caminho de como as roupas que usamos são fabricadas e qual a realidade das pessoas que as fabricam.

Os bastidores do produção industrial, a luta pela diminuição de custos, assim como a produção em massa para grandes empresas e marcas e como ela afeta o meio ambiente e os seres humanos.

Living On One Dollar (Vivendo com um dólar)

Um grupo de amigos viajam para a Guatemala. Contudo, eles têm uma missão: Viver com um dólar por dia no país.

O objetivo do grupo é vivenciar de perto a pobreza extrema por dois meses, buscando entender como de fato é viver na miséria e sem infraestrutura.

Os amigos enfrentam a fome, parasitas e problemas financeiros na jornada que os fazem viver no limite.

Uma Verdade Inconveniente

O documentário é resultado de uma série de apresentações e análises sobre o aquecimento global realizadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

A obra busca demonstrar mitos e equívocos abordados em volta do tema, trazendo teorias impactantes e importante acerca do tema.
Além disso, Al gore aborda possível soluções para que o mundo não seja atingido por uma catástrofe climática sem precedentes.

A saber, o filme venceu o Oscar de melhor documentário. 

E então, gostou de conhecer essa lista de documentários? Há algum que ficou de fora? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.