5 dicas para usar bem o português em apresentações orais

Para muitos usar bem a língua portuguesa parece um desafio. No entanto, aqueles que têm o português como língua materna só precisam ter cuidado com os pequenos detalhes na escrita e na oralidade.

Nesse sentido, pensando na apresentações orais, apresentamos 5 dicas para mandar bem no uso do português, confira!

1. Evite gírias

Primeiramente, se você estiver em um ambiente formal, como a universidade ou o ambiente de trabalho, evite gírias. Apesar de as gírias serem muito aceitas entre jovens, em ambiente formais não são bem vistas em falas mais formais. Então, mesmo que você possa usar gírias em momentos descontraídos entre os colegas, o ideal é evitá-las em momentos mais sérios.

2. Não exagere na linguagem coloquial

Nesse sentido, é fundamental ter cuidado ao usar a linguagem coloquial. Então, tenha atenção à  sua fala para não usar em demasia termos do português que sejam próprios do coloquialismo. Então evite termos regionais e tenha atenção ao emprego das regras gramaticais. Assim, é preciso ter atenção com a concordância verbal das frases que você diz.

3. Leia bastante

Talvez essa seja a mais importante das 5 dicas, pois a leitura como um hábito é uma excelente maneira de desenvolver bem a língua portuguesa para contextos mais formais. Ao ler  livros e textos que obedecem às normas, você entende melhor a aplicação das normas da língua e tem mais facilidade ao empregá-las verbalmente.

4. Exercite sua dicção

Além disso, independentemente da língua na qual você se apresentará, é fundamental desenvolver bem a sua dicção. Ou seja, é preciso desenvolver sua fala para pronunciar as palavras do idioma. Nesse sentido, recomendamos treinar por meio de diversos trava-línguas, como aqueles sobre a roupa do rei de roma ou o da aranha que arranha a rã, por exemplo.

5. Atente-se à adequação linguística

Por fim, lembre-se de adequar o seu português ao ambiente no qual você se apresentará. Desse modo, se é um ambiente mais sério, use a linguagem formal, porém, se o ambiente é informal, não tema em usar uma linguagem mais coloquial . Para isso, é preciso avaliar anteriormente que tipo de comportamento linguístico você deve ter.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Clique aqui para conferir mais dicas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.