5 dicas para turbinar seu ambiente de estudos

A organização é um passo fundamental para o bom desempenho num concurso ou vestibular. Nesse sentido, é necessário encontrar um ambiente adequado para os estudos a longo prazo.

Alguns dicas simples que podem contribuir para encontrar um cantinho ideal para os seus estudos.

1. Procure um espaço disponível

Primeiramente, busque um local bem iluminado, limpo, arejado e silencioso. É preciso evitar distrações como, por exemplo, celulares,  televisores, videogames ou outros eletrônicos.

Se você tem facilidade em se concentrar, uma opção é estudar on-line. Essa é uma boa dica para você que tem pouco tempo, pois poderá assistir vídeo aulas ou ler os conteúdos em qualquer lugar, como numa sala de espera ou no transporte público.

2. Invista numa boa cadeira

Pode parecer besteira, mas uma cadeia confortável pode ser a chave para você ser produtivo por longas horas de estudo. Há muitas opções que atendem as mais variadas necessidades como braços, regulagens e estofados, por exemplo.

Cadeiras simples de plástico ou de madeira costumam causar dores no pescoço e nas costas, então é bom evitá-las. É importante encontrar uma cadeira adequada a sua altura para que consiga manter uma boa postura e não comprometer a saúde.

3. Tenha um caderno de notas

Um caderno de notas pode servir de complemento aos materiais que já possui. Além disso, é essencial para a fixação dos conteúdos. Nele você poderá fazer fichamentos e resumos ou elaborar esquemas rápidos para otimizar seu tempo de leitura.

4. Se possível, tenha mais de uma opção de lugar

Nem sempre é possível ir a uma biblioteca ou outro local calmo para estudar. Nesse caso, tenha mais de uma opção de lugar para ir caso o ambiente que costuma frequentar não esteja disponível.

5. Crie um mapa de estudos

Elabore um cronograma com os horários e as matérias que precisa estudar. Distribua os conteúdos de maneira equilibrada no tempo que possui. Lembre-se de deixar tempo para pequenos intervalos e 15 minutos. Eles são importante para a manutenção do foco do estudante.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas e confira aqui cursos on-line gratuitos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.