5 dicas para estudar Língua Portuguesa

Estudar a língua portuguesa formalmente pode não ser tão simples mesmo para aqueles que têm o português como língua materna. Nesse sentido, se preparar para uma prova de português em concursos, em vestibulares e demais exames exige disciplina.

Especialmente porque esses exames costumam cobrar as regras gramaticais, ortográficas e da norma padrão de modo geral. Assim, para facilitar seu estudo de língua portuguesa, selecionamos cinco dicas especiais, veja abaixo!

1. Confira a bibliografia base

O primeiro passo para começar a se preparar para uma prova é conferir no edital do exame o conteúdo programático. No entanto, muitos se esquecem que há editais que compartilham também uma bibliografia que deve ser usada nos estudos. É preferível apostar nos livros e gramáticas aí indicados.

2. Aposte em videoaulas sobre os assuntos que não domina

Não é necessário dispensar logas horas para estudar assuntos que você já conhece. Para estes basta fazer uma boa revisão. Mas, para os tópicos que você ainda tem dúvida ou desconhece, é bom dedicar mais tempo. Assim, se você não faz um cursinho, aposte em videoaulas ou busque um curso on-line, há várias opções gratuitas.

3. Escreva resumos

Uma ótima opção para assimilar melhor as regras de acentuação, de pontuação, de gramática etc é fazer pequenos resumos ou mesmo fichamentos. Então, escreva sempre enquanto estuda e, de preferência, à mão, pois ajuda na fixação dos assuntos.

4. Leia muito

Ler textos de língua portuguesa é também uma maneira muito eficaz de estudar a língua. Desse modo, vale a pena investir na leitura de textos escritos na norma padrão e que estejam de acordo com o Acordo Ortográfico. Independentemente dos assuntos que tratem, ler esse tipo de texto ajuda você a compreender alguns usos da norma padrão e assimilar regras de pontuação, acentuação e sintaxe.

5. Resolva o máximo de questões

Por fim, recomendamos que você responda o máximo de questões de provas anteriores de línguas portuguesa. Priorize questões sobre os assuntos previstos no edital. Além disso, busque versões de anos anteriores da prova para a qual você está estudando e se dedique a respondê-las de forma ativa, analisando que assuntos foram cobrados e de que modo foram cobrados.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.