5 Dicas para Cuidar do Corpo e da Mente. Melhore Desempenho nos Estudos

Ao se preparar para realizar provas de concursos, os concurseiros costumam adotar como alternativa estudar e estudar durante horas, mergulhar em livros, apostilas, resolução de questões, vídeos, entre outros. Mas, muitas vezes surgem alguns problemas como ansiedade, falta de memória e concentração, sonolência, cansaço excessivo e irritabilidade, que acabam dificultando o rendimento. A solução para preservar ou melhorar o desempenho nos estudos pode estar em mudanças simples de hábitos do dia a dia. Confira abaixo:

1 – Tenha uma boa noite de sono

“Estude enquanto seu concorrente dorme” – É uma frase corriqueira no universo dos concurseiros. Muitos deles tentam resistir ao sono de todas as formas possíveis, ingerindo inúmeras doses de cafés, bebidas energéticas, drogas ou medicamentos estimulantes. Mas a alteração do sono pode acarretar em graves alterações cognitivas, afetando os processos metabólicos seja a curto ou longo prazo. Diversos especialistas recomendam que um adulto, em média, necessita de sete a oito horas de sono por dia. Contudo, dependendo da pessoa, o período pode ser maior ou menor, é ideal que o concurseiro perceba isso naturalmente. Para uma boa noite de sono é importante tornar o quarto um ambiente aconchegante: deixar a luz do ambiente fraca ou até mesmo escura, ingerir alimentos leves, evitar assistir TV, evitar dá aquela olhadinha das redes sociais ou escutar músicas agitadas na hora de dormir são algumas dicas de uma boa noite de sono!

2 – Pratique atividade física

“Mas eu odeio atividade física!”…“Tenho tanta preguiça” – Keep calm!! A atividade física é nossa grande aliada. Você não precisa necessariamente ir pra academia suar horrores levantando supinos. Caminhar, correr, andar de bicicleta ou até mesmo subir as escadas da sua casa podem fortalecer as conexões do cérebro. Importante que você faça algo que se sinta bem e seja prazeroso. O resultado disso é alívio do estresse, controle da ansiedade e melhorias no discernimento das ideias. Que tal dá uma volta pela praça
da cidade? Respirar o ar livre? Tente! Pelo menos 30 minutos por dia.

3 – Tenha uma boa alimentação

Melhorar nossa alimentação é um fator importante em todas as fases da vida e é muito mais simples do que parece! Não é preciso fazer mudanças radicais. Importante não só nos preocuparmos com o que comemos, mas como comemos. Uma das principais dicas
é ingerir alimentos ricos em fibras como aveia e grãos; dar preferência para alimentos naturais como frutas, verduras e legumes; reduzir a ingestão de açúcares e sal; evitar alimentos ricos em gorduras e industrializados. Além disso, é necessário realizar as refeições em horários regulares, o mais recomendado é que seja feito de 3 em 3 horas, evitando permanecer várias horas sem se alimentar, para manter o metabolismo funcionando ativamente. Alguns alimentos específicos podem ajudar a melhorar a concentração e estimular a memória e o raciocínio, para maiores informações, consultar um nutricionista. Outra dica importante é ingerir no mínimo de 2 litros de água por dia, o consumo de água facilita as sinapses que são as ligações entre os neurônios, a fim de proporcionar maior energia e equilíbrio para o corpo e a mente.

4 – Relaxe

Não adianta nada o concurseiro sentar na cadeira e estudar sem parar na expectativa de adiantar todo o conteúdo. Em determinado momento a mente e o corpo começam a manifestar sinais, como dores na coluna, nas mãos, de cabeça, os olhos começam a embaçar a visão… Faça intervalos regulares de descanso durante os estudos, permita-se “desligar” por um tempo, tente relaxar um pouco e recuperar as energias, seja tirando aquele cochilo depois do almoço ou praticando alguma outra atividade.

5 – Pensamento Positivo

Treine seu cérebro! É preciso mudar nossos padrões de pensamentos, não podemos começar os estudos desanimados, com pensamentos negativos, se desesperando diante de tanto conteúdo do edital ou reclamando de como determinado assunto é difícil…
Respira e não pira! Você consegue! Você é capaz! Nós acreditamos no seu potencial! Não desista! Você não chegou tão longe para desistir aqui! Pense positivo, repita com você a todo o momento e acredite, o cérebro vai reagir ao seu comando!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.