5 dicas do que fazer antes da sua prova

O processo de preparação para realizar provas como o Enem, demais vestibulares ou mesmo concursos é longo e exige muita dedicação. No entanto, as horas antes da prova também precisam de cuidado.

É comum o aumento da tensão antes da prova. Desse modo, muitos tentam desesperadamente aproveitar a véspera do exame para repassar os assuntos ou dar uma olhada naquele tópico que não entendeu muito bem. Contudo, essa não é a melhor ideia para garantir uma boa nota. Confira abaixo cinco dicas do que fazer antes da sua prova!

Deixe os estudos de lado

Primeiramente, é preciso entender que você não vai conseguir aprender nada de última hora e sob pressão. Então, deixe os estudos de lado e aposte no que você já aprendeu. Ter confiança no que você estudou é muito importante para ter um bom desempenho na prova. Assim, na véspera, evite estudar e foque em descansar e relaxar sua mente.

Se alimente corretamente

O seu corpo precisa de energia para garantir o bom funcionamento, inclusive o seu cérebro. Desse modo, a alimentação é muito importante para a reposição de energia. É preciso se alimentar bem antes das provas. O ideal é evitar alimentos gordurosos ou muito pesados na noite anterior. Dê prioridade para comidas ricas em Ômega-3, vitamina C e vitaminas do complexo B.

Evite baladas ou festas de longa duração

Participar de festas antes da prova, além de cansar o candidato fisicamente, pode afetar também a sua memória. Desse modo, evite festas assim, evite o consumo de bebidas alcoólicas e nem pense em chegar em casa tarde na véspera da sua prova. Você deve se divertir e relaxar antes de fazer o exame, mas deve ter moderação.

Organize os detalhes

Organizar todos os detalhes antes da realização da sua prova é uma das melhores coisas que você pode fazer. Além de diminuir sua ansiedade para o momento tão esperado, pode ajudar a evitar certos imprevistos. Então, separe seu material (canetas, lápis, borracha etc), escolha a roupa que você vai usar, analise a melhor rota para chegar ao local da prova e não esqueça de ativar um lembrete ou despertador.

Durma bem

Por fim, lembre-se que uma boa noite de sono é indispensável para se manter disposto durante a realização da prova. Além disso, dormir bem na véspera do seu exame ajudará sua mente a funcionar corretamente. Então, se esforce para manter o sono em dia e durma por 8 horas na noite anterior à prova.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.