Cursos superiores: Inep inclui mais de 100 docentes em banco de avaliadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu 112 docentes no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Os docentes que compõem esse banco atual devem analisar a qualidade dos cursos de instituições superiores em todo o país.

A ampliação do número de docentes do BASis foi informada na última terça-feira (4) por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Desde a publicação do edital de avaliação, o Inep inseriu 345 docentes no banco de avaliadores. 

A avaliação dos cursos superiores é uma das atribuições do Inep, autarquia federal ligada ao MEC (Ministério da Educação).

Os professores irão atuar através de avaliações presenciais e também virtuais. A avaliação virtual começou a ser feita em abril de 2021 por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Nos anos anteriores, a avaliação era exclusivamente presencial.

De acordo com o Inep, essa nova modalidade de avaliação preserva o rigor acadêmico e técnico exigido. Ainda conforme o órgão, a maioria dos cursos já é avaliada virtualmente. No entanto, os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia contam com a avaliação presencial. 

Recorde de criação de vagas

Em 2021, o MEC registrou recorde no número de novas vagas criadas para cursos do ensino superior. De acordo com a pasta, foram criadas mais de 600 mil vagas, o maior número entre 2015 e 2021.

Segundo dados da pasta, das vagas criadas, 436,3 mil foram para cursos na modalidade de educação a distância (EaD), enquanto outras 159,8 mil foram para cursos presenciais. O curso que mais abriu vagas em 20221 foi o de enfermagem, com 112 autorizados.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMS aplica as provas do Vestibular 2022 na tarde deste sábado (8).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.