5 dicas para gabaritar na prova de português em concursos

Saiba como ter um bom desempenho nessa que é uma das provas mais importantes

Hoje, te mostraremos 5 dicas para gabaritar na prova de português em concursos, para que você obtenha êxito em qualquer processo seletivo.

As questões de português estão presentes em qualquer tipo de certame, para todos os cargos públicos. Por isso, ter um bom preparo é muito importante.

Através de algumas indicações, é possível entender melhor o nosso idioma e ainda ficar preparado para o dia das provas.

Quer saber mais sobre isso? Então, fique por aqui, leia até o final e sane todas as suas dúvidas a respeito do idioma. Assim, é mais fácil para gabaritar a prova de português em concursos.

Dicas para gabaritar na prova de português em concursos

A Língua Portuguesa é muito rica. Contudo, a pontuação, a grafia e a pronúncia das palavras são objetos de muitas dúvidas, por parte dos concurseiros. Ainda mais, quando é necessário usar a norma culta, algo normal na prova dos concursos.

Na hora de prestar um concurso, é importante que você entenda bem sobre o assunto. Afinal, a matéria está presente em todos os tipos de concursos, sem exceção.

Por isso, veja a seguir algumas dicas de português que podem até parecer simples, mas ajudarão você a não cometer mais erros na prova. Desse modo, ao aplicá-las na sua rotina de estudos, é possível obter a nota máxima.

1.   Leia bastante

Uma boa forma de aprender a escrever de forma correta é praticar o hábito de ler. Como muitos concursos tem a etapa de redigir uma redação, o hábito de ler fará com que você preste atenção na forma como as palavras são escritas corretamente.

Afinal, quando você lê, você enriquece seu vocabulário e seu conhecimento cultural aumenta. Além disso, isso facilita também a interpretação de textos.

Sendo assim, esse tipo de conhecimento sempre é cobrado nas provas e pode ser muito bem vindo na hora de se preparar.

Contudo, é importante evitar o treinamento de leitura na internet, por conta dos inúmeros erros de português. Afinal, esse tipo de escrita costuma ser mais informal, não respeitando a norma culta do idioma.

2.   Diversifique seu aprendizado para gabaritar na prova de português em concursos

Todos os outros assuntos que você deve aprender para o dia da prova, você deve colocá-las em prática. Então, com o estudo da Língua Portuguesa não é diferente.

O nosso idioma tem muitos detalhes e regras na ortografia, na concordância, na pontuação e diversas outras. Por isso, a prática é a melhor forma de fixar todo o conteúdo em sua mente.

Então, faça questões de edições anteriores do certame. Além disso, assista vídeo aulas com especialistas no idioma e tente explicar o conteúdo estudado a alguém.

Assim, você garante que o conteúdo será fixado de forma mais dinâmica e sem precisar revisar a matéria a todo momento.

3.   Entenda o uso da crase

O uso da crase costuma ser bastante pedido nas provas de concurso. E para gabaritar na prova de português, é importante separar um tempo só para ver esse assunto.

Para te ajudar, separamos algumas regras de quando usar a crase:

  • Somente quando anteceder palavras femininas;
  • Quando indicar horas, a não ser que seja antes das preposições “até”, “desde” e “para”;
  • Antes de locuções adverbiais femininas de modo, lugar e tempo;
  • Por fim, seu uso é opcional, quando for usada antes de pronomes possessivos femininos e substantivos próprios femininos.

4.   Reforce o verbo haver

O uso do verbo haver, faz com que muitos concurseiros acabem tropeçando na prova e acabam perdendo alguns pontos.

Para entender quando usar corretamente, é preciso entender a sua função na frase, seja impessoal ou auxiliar.

Verbo impessoal é quando não possui um sujeito. Para saber se é o caso, substitua-o pelos verbos “existir” ou “ocorrer”.

Então, quando ele aparece como auxiliar, é quando o termo “haver” complementa outro verbo. Por isso, ele não pode ser conjugado no plural.

5.   Dê destaque aos verbos em comando em cada questão

Para gabaritar na prova de português para concursos, é importante entender os enunciados de cada questão.

Por isso, marque verbos de comando e peso nas perguntas, como, por exemplo: “justifique”, “opine”, “marque”, entre outros.

Na maioria das vezes, as questões são formadas por grandes trechos. Caso você não marque os verbos de comando, é possível que você fique perdido e não responda de forma satisfatória.

Sempre que for estudar, treine essa prática. Assim, no dia do concurso você terá mais familiaridade com as questões.

Então, com essas 5 dicas para gabaritar na prova de português em concursos, você poderá estudar de forma mais assertiva e tirar as melhores notas possíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.