4 super dicas para não perder o foco no concurso público nas festas de fim de ano

Você deve se perguntar: o que preciso ter para conseguir aproveitar as festas de final de ano e não interromper os estudos para concurso? Simples: ter FOCO. Ah… que época boa, não? Natal, Ano Novo, rever família, amigos, jogar conversa fora, colocar o papo em dia, conhecer pessoas novas e viajar. Nossa! São tantas opções. Mas, você que estudou durante todo o ano, se dedicou e abdicou de diversos momentos, não pode colocar tudo a perder logo agora.
Manter o foco é essencial para lidar com o excesso de eventos e compromissos que irão surgir nessa época. São muitas confraternizações de todos os lados. Entretanto, o equilíbrio emocional será o fator chave para que você não perca o pique nos estudos e se deixe levar pela empolgação do momento. Nessa época tão agitada, além de foco e equilíbrio, o candidato precisa ter moderação e lembrar que existe um amanhã.
E aí concurseiro, o que você acha de aproveitar essa reta final do ano e, ainda assim, manter-se focado nos estudos do tão esperado concurso público? Então, foi pensando em você que convidamos a coach Cristina Goldschmidt para orientar nesse aspecto. Para isso, elencamos quatro tópicos principais e preparamos algumas dicas para que você não desvie do seu principal objetivo.

Quatro dicas para não perder o foco nos estudos

Família – Estar com os familiares é bom demais. Revê-los, melhor ainda. Mas o importante é saber escolher as melhores companhias para essas ocasiões. A coach cita a expressão “energizar” e explica que o candidato deve buscar estar ao lado de pessoas que lhe fazem bem. Pense sempre antes de ir a algum encontro de família e avalie o momento. Não deixe de estar perto, mas também não faça algo que vá lhe prejudicar.
Viagens – Que época boa para viajar e espairecer. Mas, não seja tão radical. O importante é ter equilíbrio, saber dosar o momento e não abusar da situação. Uma viagem curta será ótima para recarregar suas energias e trará um novo gás aos estudos. Todavia, uma viagem de um mês tem tudo para atrapalhar um processo que já foi iniciado, de assimilação do conteúdo.
Confraternizações – E agora, qual escolher? São muitas opções. Tem amigo oculto na empresa, festa na faculdade, resenha com os amigos… Ufa, e não para por aí. Retomando a palavra-chave do primeiro tópico, o importante é identificar as pessoas que te “energizam“. São elas que você deve escolher para confraternizar e passar esse momento de harmonia e comunhão. Porém, nesse tópico, o principal ponto é o LIMITE. Tenha moderação e não passe do ponto, pois poderá custar caro a partir do dia seguinte.
Estudo – A coach relata que esses dois dias, Natal e Ano Novo, são dias como outro qualquer. Então, é possível estudar e não pausar o seu cronograma. A dica é: permita-se participar dos momentos e saiba organizar o tempo. Você pode terminar os estudos uma hora mais cedo e se preparar para a confraternização ou até mesmo esticar um pouco mais o tempo da refeição. O importante é ter equilíbrio e aproveitar esse tempo para relaxar.
*As informações são da Folha Dirigida

Comentários estão fechados.