4 filmes sobre a Independência dos Estados Unidos

O dia 4 de Julho é muito importante na história dos Estados Unidos, pois trata-se da data da sua independência, conquistada em 1776. 

Por conta dela, a saber, os EUA ganharam a liberdade do país contra a metrópole colonial inglesa. Os conflitos começaram em 1774 e só encerraram em 1776, quando ocorreu o estopim, de forma oficial, de uma Guerra entre Inglaterra e Estados Unidos, na qual os americanos saíram vencedores em 1783. 

Tema que pode ser cobrado em questões de vestibulares e no Enem, sobretudo no que se refere às atualidades. Selecionamos 4 filmes irão ajudá-lo a compreender este fato, acompanhe!

O Patriota (2000)

O filme conta a história de Benjamin Martin, um veterano de guerra que decidiu se refugiar e viver em paz junto com sua família. Entretanto, quando a Guerra da Independência chega se aproxima de onde vive, Benjamin se vê obrigado a lutar ao lado do seu filho pela liberdade da nação.

A partir daí, ele lidera tropas contra o exército britânico. Durante o conflito, a saber, fica ainda mais claro para ele que a melhor maneira de proteger seus parentes é através da luta pela liberdade da jovem nação.

1776 (1972)

O filme revela os acontecimentos que originaram a Declaração de independência dos Estados Unidos da América.

Nele retrata-se o contexto histórico durante o Segundo Congresso Continental que criou o rascunho da Declaração de Independência. Ademais, mostra-se a luta para quebrar a resistência dos opositores a independência da nação.

Revolução (1985)

A Revolução retrata a história de Tom Dobb, que se envolve na Guerra de Independência dos Estados Unidos. 

Ele e seu filho Ned tentaram se abster do conflito, entretanto, quando Ned recebe a convocação para lutar contra os ingleses, o pai resolve entrar na guerra também.

Audácia de um Rebelde (1957)

O longa conta a trajetória de Johnny Tremain. Logo após ser acusado injustamente de um crime, fica inapto a procurar emprego.

A partir daí, sem saída, resolve se alistar no exército e parte para a Guerra de Independência tornando-se um patriota buscando a libertação do povo americano.

Durante o conflito, Johnny acaba descobrindo mais sobre si mesmo.


E então, o que achou de nossas indicações de filmes? Já assistiu algum desses títulos?

Não deixe de ler também – Independência dos Estados Unidos: O que você precisa estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.