3 métodos interessantes de estudo para concursos

Estuda para concursos, mas não gosta de nenhuma de suas técnicas? Já tentou diversas formas de inovar, mas nenhuma surtiu efeito? Bom, pode ter certeza, as opções ainda não se esgotaram.

Você ainda pode encontrar métodos dinâmicos que têm a ver com o seu perfil. Afinal, devemos apostar naquele que melhor se encaixa em nossas aptidões e estilos de aprendizagem.

Veja 4 métodos diferentes de estudar para concursos!

1. Codificação verbal

Algumas pessoas são muito mais vocais em seus estudos. Existem diferentes maneiras de abordar este método de estudo, como por exemplo:

  • simplesmente repetir a informação até que você possa dizê-la totalmente em voz alta sem olhar para sua folha
  • colocá-la em uma música
  • ou até mesmo encarar um espelho e dizer para si mesmo

As pessoas acham que dizer informações em voz alta não apenas o força a pensar sobre elas, mas também permite que você as ouça uma segunda, terceira, quarta vez, o que ajuda especialmente se você também for um estudante auditivo. O que nos leva ao tópico seguinte!

2. Abordagem auditiva

Há pessoas que são especialmente orientadas pela audição no estudo para concursos. Ou seja, que precisam ouvir informações para se lembrar melhor.

Nesse caso, assistir vídeo aulas, ouvir as aulas pessoalmente, audiobooks, entre outros formatos de aprendizado com som, pode ser a melhor pedida.

Ouça as informações repetidas vezes até compreender totalmente o que os conceitos significam.

3. Sistema de estudo camarada

Trata-se de uma abordagem subestimada, mas que pode funcionar para diversos concurseiros. Muitos especialistas dizem que estudar para concursos é algo a se fazer sozinho.

Entretanto, há pessoas que se dão melhor estudando com outra pessoa. Muitas vezes percebem que talvez não conheça meu material tanto quanto acreditam. Ou seja, ter alguém colocando você no seu lugar na verdade beneficia seus estudos.

Se você não entende um conceito, por exemplo, um colega que estuda para o mesmo objetivo pode explicá-lo de uma maneira diferente. E assim pode fazer mais sentido para você e vice-versa.

Afinal, já há provas científicas de que explicar um conceito para alguém melhora sua própria codificação desse tema e fortalece sua capacidade de passá-lo adiante.

Leia mais sobre isso – Pirâmide da aprendizagem: Teoria elenca as melhores formas de estudar e aprender

Gostou de conhecer as dicas? Esperamos que você encontre o método perfeito para você e boa sorte em seus estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.