3 maneiras diferentes de se concentrar nos estudos

A falta de concentração ‘pega’ inúmeros estudantes. Concurseiros e vestibulandos, por exemplo, precisam criar uma rotina intensa de estudos para conseguir bons resultados. Mas isso nem sempre é alcançável por conta do foco perdido.

Aqui no Notícias Concursos sempre trazemos dicas para focar melhor no estudo. Porém, desta vez, resolvemos elencar três maneiras diferentes, que provavelmente você ainda não tentou. Dê uma olhadinha!

1. Grave você estudando

Esta dica pode parecer estranha, entretanto, pode funcionar para você que é uma beleza!

Configure a câmera do seu celular para gravar um vídeo de você mesmo estudando. A ideia com esse método é criar responsabilidade.

Você terá uma câmera observando tudo o que você faz. E, normalmente, saber que você está sendo observado o lembrará de seu objetivo.

Quando estiver prestes a se distrair, lembre-se de que tudo o que está fazendo está sendo gravado. É um lembrete útil para você mesmo de que se comprometeu a estudar.

É uma dica excelente para quem estuda sozinho, em casa.

2. Avise sua família

Estudar em casa pode ser extremamente estressante caso os familiares não colaborem ou não entendam. Por isso, a melhor saída é avisar todos que moram com você a respeito de suas metas relativas aos estudos.

Logo após conversar e pedir compreensão, fixe seu horário de estudo na porta do seu quarto ou na porta da geladeira, por exemplo.

Desse modo, todos saberão quando não deve incomodá-lo.

Há outro benefício em fazer isso, a saber: lhe dará um maior senso de responsabilidade. Ao fazer um pré-compromisso com sua família sobre quando você estudará, será mais provável que você cumpra seu cronograma de estudos.

Ou seja, uma dica simples que permitirá que você se concentre.

Estudo na quarentena: O que fazer quando familiares não entendem suas metas

3. Escreva quando faltar concentração

É inevitável: de vez em quando, você se distrairá durante as sessões de estudo. Principalmente quando precisa seguir esse cronograma por algumas horas a fio.

Portanto, você precisa de uma estratégia para lidar com essas distrações. Uma técnica que funciona bem é apostar na escrita como válvula de escape.

Digamos que você esteja se atualizando sobre Lei Seca para concursos. Quando sentir vontade de verificar suas redes sociais, por exemplo, não ceda à tentação.

Em uma folha de papel, em seu planner ou qualquer outro caderno, escreva uma frase assim: “Verifique depois as notificações das redes sociais”.

Logo após, você descobrirá que a vontade incontrolável passou e poderá facilmente voltar a estudar. Durante seu próximo intervalo, você pode ir em frente e fazer o que listou quando surgiram tentações.

Mas por que essa técnica é eficaz?

Bom, porque em vez de simplesmente tentar resistir ao impulso, você pode “agir” anotando a distração. Ao fazer isso, você está reconhecendo o desejo sem ceder a ele. Isso o deixa livre para voltar ao que estava fazendo antes – estudar.

E então, você por acaso já tinha pensado nessas soluções para sua falta de concentração? Tente por aí e volte para contar se deu certo ou não 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.