3 erros que você NÃO pode cometer na redação do ENEM!

Os três erros mais graves

Na redação do ENEM, você pode cometer uma série de erros. Porém, alguns deles são mais brandos e te farão perder poucos pontos. Alguns até mesmo serão ignorados pelo corretor, por não serem muito relevantes.

Porém, existem erros considerados mais graves e que podem fazer a sua redação sofrer com a perda de, por exemplo, 200 ou 300 pontos.

O artigo de hoje vai mostrar quais são esses erros para que você possa evitar cair nessas armadilhas.

Mesmo que o foco do artigo seja o ENEM, esses erros devem ser evitados, com toda a certeza, nas redações de concursos também.

Fuga total do tema

Uma redação foge do tema quando o principal assunto/ideia do tema proposto não é desenvolvido.

É muito importante que você compreenda bem o tema da redação para evitar fugir dele. Todos os seus parágrafos devem, de alguma forma, fazer referência ao tema proposto.

Partes deliberadamente desconectados do tema proposta

São partes do seu texto que não estão conectadas com o desenvolvimento da redação em si. Por exemplo: reflexões sobre o próprio processo de escrita, bilhetes destinados à banca avaliadora, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, hino ou poema.

É, basicamente, qualquer frase que esteja desarticulada da sua argumentação. Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto.

Tangenciar o tema

A sua redação pode tangenciar o tema se você não conseguir abordar diretamente o tema proposto. Se você se basear, por exemplo, somente em uma parte do tema proposto, e deixar de lado a principal argumentação esperada pela banca, você estará tangenciando o tema.

Esse com certeza é um dos erros mais fáceis de cometer. Por isso, busque se atentar a TODOS os elementos presentes da linha temática da prova e não somente em um dele.

No Enem 2018, por exemplo, foi configurado como tangenciamento ao tema o encaminhamento que tratou apenas de assunto a ele relacionado, por exemplo, internet ou elemento do universo da internet (rede, browser, navegador, plataforma virtual, sites, e-mail, WhatsApp, hackers, haters, trolls, fake news etc.); a manipulação do comportamento do usuário na e/ou pela internet, sem menção ao controle de dados; controle de dados na internet e manipulação do comportamento do usuário

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.