10 passos para ser um estudante bem sucedido

O que significa ser um estudante bem sucedido? Bom, para muitos, está na obtenção de bons resultados. Atingir as metas.

Podemos citar o caso dos concurseiros, que chegam a passar anos se preparando para um dia, finalmente, alcançar a aprovação tão sonhada.

Entretanto, se tornar um estudante ‘100%’ pode demandar muito esforço e, além disso, levar mais tempo do que o previsto. Há quebras de hábitos que precisam ocorrer e ganho de disciplina.

Como ser um estudante eficiente

Veja a seguir 10 orientações para você se tornar um estudante capaz de conquistar as melhores notas e posições nas provas.

Organize-se

Fazer um plano para o que você vai fazer e quando vai fazer vai garantir que você esteja sempre à frente da curva – literalmente.

Não realize multitarefas

Estudos mostraram que multitarefa é fisicamente impossível e mentalmente estressante. Ou seja, assumindo esse tipo de rotina, você geralmente não consegue realizar bem nem uma atividade nem outra. Dedique-se, portanto, a uma tarefa de cada vez para, no fim, dar check em todas com a mesma qualidade!

Fragmente matérias e o tempo

Estudar, para muitos, não é divertido, e se forçar em uma maratona intensa demais só tende a piorar as coisas.

Desse modo, divida suas atividades em partes gerenciáveis e se recompense quando terminar cada uma, tornando tudo mais divertido. Uma dica é separar por matérias.

Durma bem

Não subestime a importância dessas oito horas de sono todas as noites! Sem dúvidas, dormir bem aguçará seu foco e melhorará sua memória de trabalho.

Defina um cronograma

Você trabalha melhor logo depois da escola ou depois do jantar? Você é mais produtivo em blocos de 90 minutos ou de meia hora? Encontre um cronograma que funcione para você e cumpra-o.

Veja dicas de estudo para manter a produtividade em casa

Faça anotações

Fazer anotações não apenas o manterá mais envolvido durante os estudos, seja de qualquer matéria. Mas também o ajudará a definir o que você precisa estudar quando chegar a hora da prova.

É muito mais fácil reler suas anotações do que reler toda a apostila, o livro ou seus inúmeros PDFs!

Leia mais sobre o assunto – Descubra o poder das anotações para os estudos

Não enrole para estudar

Este pode ser óbvio, mas você sabia que existe uma maneira certa e uma maneira errada de estudar? Revise seu material com vários dias de antecedência, em pequenos pedaços e de maneiras diferentes (por exemplo, escreva cartões em um dia e faça testes práticos no outro). Em outras palavras, não empurre.

Gerencie seu espaço de estudo

Encontre um local que maximize a sua produtividade. Procure lugares longe da televisão e de outras distrações. Quer se trate de sua biblioteca local ou apenas a mesa de seu quarto, reserve um espaço de estudo no qual deseja passar o tempo.

Encontre um grupo de estudo

Sentar-se com um grupo de pessoas que estão aprendendo as mesmas coisas que você é uma ótima maneira de rever o material confuso da aula ou se preparar para um grande teste. Você pode questionar uns aos outros, repetir o material e certificar-se de que todos estão na mesma página. Afinal, ensinar outra pessoa é a melhor maneira de aprender.

Pergunte / pesquise

Se você está na escola ou em um cursinho, não tenha medo de pedir ajuda do professor ou então de seus colegas que saibam tirar sua dúvida.

Caso estude sozinho em casa, remotamente, corra atrás de boas fontes que respondam o que precisa saber. Não termine seus estudos com lacunas, pois pode ser bastante prejudicial.


E então, o que achou de nossa lista com os principais passos para se tornar um estudante bem sucedido?

Você acha que faltou algum item? Como está sendo a sua jornada nos estudos? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.