10 matérias de Língua Portuguesa para estudar para vestibulares

As matérias de Língua Portuguesa, apesar de sempre presentes na vida escolar dos alunos, ainda são motivo de dificuldade para muitos. Mesmo para aqueles que já estão se preparando para o vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desse modo, vamos dar uma ajudinha, indicando 10 matérias que são comuns de serem cobradas na prova, de maneira direta ou indireta.

Assim, temos inicialmente as três principais divisões: gramática, literatura e interpretação de texto.

Para mandar bem nas três áreas, recomendamos o estudo adequado de 10 matérias de Língua Portuguesa:
1. Tipos de oração

As orações são divididas em subordinadas e coordenadas, além disso, possuem classificação específica dentro de cada um dos grupos a depender das conjunções utilizadas, sentido e organização. É bom se preparar!

2. Pronomes e artigos

Por serem elementos que costumam ser tão pequenos em comprimento, muitos os têm como irrelevantes, mas não são. Pois podem ajudar sobremaneira na interpretação de um texto ou na análise gramatical em termos de concordância e definitude.

3. Pontuação

A pontuação é indispensável na construção de frases e orações e pode ajudar o estudante a compreender o contexto, bem como saber se uma oração é explicativa ou descritiva, por exemplo. A vírgula, nesse sentido, é essencial para a identificação de apostos e vocativos.

4. Figuras de Linguagem

Essas, por sua vez, podem ser classificadas em figuras de pensamentofiguras da sintaxefiguras de palavras figuras de som. Assim, recomendamos o estudo daquelas que são as queridinhas dos exames: metonímia, personificação, metáfora, ironia, paradoxo, antítese, entre outras.

5. Concordância Verbal

A concordância verbal é um dos assuntos de língua portuguesa mais importantes nos exames de vestibulares e Enem. São comumente cobradas muitas questões e com diferentes aplicações. Então, é necessário estudar muito sobre as exigências verbais a partir da sua transitividade, além conhecer suas possíveis formas, de acordo com tempomodo, número e pessoa.

6. Os usos do por que, por quê, porque, porquê

Muita gente acaba caindo nesse probleminha clássico de saber empregar o termo correto. É necessário saber cada contexto de aplicação parar não errar.

7. Tipos de discurso

Aqui é importante dizer que conhecer os discursos diretoindireto torna-se indispensável para a interpretação de textos literários, principalmente quando há o estabelecimento de narrador e personagens com a apresentação de diálogos.

8. Principais cânones literários

Nas provas de literatura conhecer obras clássicas de autores renomados como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, entre outros, trata-se de uma excelente maneira de otimizar o tempo na interpretação dos textos literários.

9. Escolas Literárias

Entre as matérias de Língua Portuguesa, estão os movimentos estéticos ou Escolas Literárias, que consistem na divisão temporal das obras literárias e artísticas como um todo a partir de suas características e objetivos. Entre os mais cobrados: Quinhentismo, RomantismoBarroco, e Modernismo.

10. As três Gerações do Modernismo

O Modernismo é uma das principais escolas cobradas nos exames por ser um grande marco para a literatura brasileira. Desse modo, não basta estudar esse movimento superficialmente, recomenda-se um estudo detalhado das Três Gerações de artistas modernistas.

Gostou deste artigo? Então comente aqui!
Para saber mais assuntos de literatura confira: Os principais temas de Literatura no Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.