5 dicas que vão te ajudar a dormir melhor e acordar mais relaxado

Uma boa noite de sono é fundamental não só para descansarmos, mas também para que o organismo desempenha algumas funções vitais que só são realizadas enquanto dormimos, como a consolidação das memórias e a produção de alguns hormônios. Segundo os especialistas, não existe um número certo de horas que devemos dormir por noite – isso vai depender da sua idade, sexo, entre outros fatores. Porém, existem alguns comportamentos que podemos adotar para dormir melhor e acordar mais relaxado – confira aqui alguns deles:

 

  • Crie um ambiente tranquilo – cerca de uma hora antes de dormir, reduza as luzes do quarto, para que o organismo reconheça que está próximo da hora de dormir. Desligue a TV e, se gostar, coloque uma música suave. Difusores com aromas calmantes também podem ajudar – experimente lavanda, baunilha, capim-limão ou camomila.

 

  • Escolha um bom colchão e travesseiros confortáveis – se você acorda com dores no pescoço e nas costas, talvez esteja na hora de trocar seu colchão e comprar travesseiros novos. Vá até uma boa loja, peça a opinião dos vendedores e não tenha vergonha de fazer um “test-drive” antes de escolher e comprar.

 

  • Regule os horários – o costume de dormir e acordar em horários diferentes todos os dias tende a tornar o sono cada vez mais desregulado. Sempre que for possível, durma e acorde em horários regulares ao longo da semana – mas nada que te impeça de maratonar aquela série no sábado e dormir até tarde no domingo.

 

  • Evite refeições pesadas próximas ao horário de dormir – refeições com alto teor de gorduras requerem mais energia e mais tempo para serem digeridas, prejudicando o sono. Prefira uma alimentação rica em proteínas magras, carboidratos integrais, frutas e verduras.

 

  • Não leve o celular para a cama – aparelhos como tablets e celulares emitem luz azul, que atrapalham a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. É recomendável desligar esses aparelhos, assim como a TV e as luzes, em torno de 1 hora antes de ir se deitar – e principalmente resistir à tentação de dar aquela espiadinha nas redes sociais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.