A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance os seus objetivos profissionais, no entanto, é importante não deixar o nervosismo dominar o seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.
Pode ser viável levar para a entrevista de emprego situações concretas que destacam o seu perfil profissional de forma positiva, com base nos principais pontos do seu currículo. Além disso, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes e direcioná-los dentro da dinâmica do mercado. Portanto, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução.
A postura do candidato deve ser objetiva dentro do processo seletivo, contudo, ela deve ser genuína e participativa. Sendo assim, é viável que evite gesticular excessivamente; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando; controle o tom da sua voz; evite atrasos e não mantenha seus braços cruzados.
É possível destacar seus pontos fortes organicamente durante a sua narrativa. Para isso, fale sobre situações referentes a sua capacidade para gerir pessoas; lidar com metas; negociar prazos; implementar sistemas; direcionar e analisar dados; bem como também fale sobre características como produtividade; resiliência; foco; poder de persuasão; senso de urgência etc.
Quanto aos seus pontos que requerem melhorias, pode ser viável apresentar soluções orgânicas. Por exemplo, ao destacar que possui dificuldades para falar em público, reforce que pretende estudar teatro.
Dessa maneira, é possível entender o conceito da entrevista de emprego como uma apresentação do candidato e não como julgamento de sua personalidade. Visto que esse conceito errôneo sobre a entrevista ser um tipo de julgamento, pode fazer com que o candidato fique aquém da sua capacidade dentro da dinâmica do mercado atual.
É importante entender que a autossabotagem profissional pode ocorrer durante a entrevista de emprego, pois muitos profissionais qualificados e comprometidos com a empresa, não conseguem demonstrar essa capacidade durante a entrevista, quando se permitem dominar pela ansiedade.
Por isso, ter atenção ao seu próprio movimento dentro do processo pode ser o seu diferencial competitivo. Não menos importante, para elevar a sua segurança no processo seletivo, analise o site da empresa e conheça os valores envolvidos. Certamente, são pontos de referência que servem de direcionamento para a sua narrativa durante a entrevista de emprego.