A Black Friday acontece depois do Dia de Ação de Graças que tem comemoração nos Estados Unidos. Neste ano será no dia 25 de novembro, e assim, ainda dá tempo para a empresa se programar para aumentar as suas vendas. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para vender mais na Black Friday.
Apesar de a data ser dia 25 de novembro, aqui no Brasil várias empresas se utilizam do dia e programam promoções para o final da semana, ou para toda a semana e até mesmo durante todo o mês.
Assim, garantem um maior tempo para a compra pelos clientes, principalmente porque nesta data os clientes ainda não receberam pagamento, e deixam de comprar tendo em vista este motivo.
Na sequência, apresentamos dicas para vender mais na Black Friday, e que você atinja seus objetivos financeiros:
Para as empresas, é de extrema importância aumentar o estoque, principalmente dos produtos mais vendidos. Este aumento de estoque deve ser previsto pelo menos 2 meses antes do período estipulado para a Black Friday da empresa. Organize o ambiente, busque diversificar os produtos e adquirir aqueles que são mais vendidos.
Outra questão, é investir em produtos que possuem grande margem de lucro, e assim, é possível oferecer descontos mais significativos. Além disso, procure oferecer os produtos que estão encalhados no estoque com bom desconto, ou realizar combos para transformar estoque em dinheiro.
O preço dos produtos deve considerar os custos operacionais, as despesas fixas e o lucro pretendido. Para a Black Friday, em específico você pode optar na questão da precificação dos produtos:
Não esqueça que não é possível que você sacrifique o seu faturamento e tenha prejuízos financeiros com a promoção. E não ofereça produtos “pela metade do dobro”, pois o consumidor sabe qual é o preço dos produtos, ou também já vem se preparando para fazer as compras. Assim, faz pesquisas de preços, para ver se compensa a compra.
Neste período que antecede a promoção, e nos dias efetivos da Black Friday, o site de e-commerce terá muitas visitas, aumentando o tráfego e a conversão de vendas. Dessa forma, é necessário que o site esteja hospedado em uma plataforma estável e com condições de finalizar a compra.
Você, enquanto empreendedor, seja em lojas físicas ou virtuais, precisa deixar claro para o cliente, que está participando da campanha Black Friday. E a melhor maneira de fazer isso, é demonstrar a partir da personalização do layout. Crie avatares, invista em imagens personalizadas de capa, além de produzir uma categoria em específico para as promoções da campanha.
Seja a sua loja física ou no e-commerce, a data estabelecida para a campanha vai exigir um atendimento qualificado para os clientes. Portanto, considere a possibilidade de contratar mais pessoas para o atendimento neste período, bem como estender o horário de trabalho dos atuais colaboradores, negociando horas extras, ou benefício de folga.
Mas não esqueça, seus colaboradores irão trabalhar a mais pela empresa, negocie de maneira a ser bom para a empresa e para o colaborador. Se possível, ofereça opções de escolha para eles, e deixe-os decidir o que é mais vantajoso para eles.
Ofereça segurança no fechamento de compras da sua empresa, evite que o cliente tenha “cobranças extras” na finalização, forneça mais meios de pagamento para os clientes. Facilite que os clientes façam o parcelamento das compras, pois irá possibilitar que o cliente adicione mais compras em seu carrinho.
Sendo assim, aumentará o ticket médio de compras da sua empresa. Mas não esqueça: nada de oferecer um preço em dinheiro, e outro preço maior para compras usando cartões de débito ou crédito. Atualmente, poucas pessoas utilizam como forma de pagamento o dinheiro vivo.
Por fim, use as nossas dicas e venda muito mais na Black Friday! Com preparo e antecipando as ocorrências, além de focar no objetivo da data, com certeza sua empresa vai sair ganhando nesse período do ano!
Aposte no conhecimento adquirido hoje e mire sempre nos melhores resultados possíveis para o seu negócio!