Qualquer franqueado que queira prosperar em seu negócio, precisa apostar em alternativas para ampliar as vendas em sua unidade e obter maior lucratividade. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para sua franquia vender mais.
Na sequência, iremos apresentar dicas para que você, empreendedor, aumente as suas vendas e consiga obter maiores resultados:
Qualquer cliente que entra em uma unidade franqueada, ou em qualquer empresa, se for bem tratado, com cordialidade e atenção, com certeza se tornará fiel.
Por isso, procure dar ao seu cliente uma boa experiência na sua unidade e procure saber de suas necessidades e problemas, para atender de forma mais personalizada. Isso que o consumidor busca ao entrar em sua empresa, caso contrário, ele fará o pedido de maneira delivery, sem estabelecer muitas relações.
A marca de sua unidade já diz qual é o produto que você comercializa, mas existem opções para atender os públicos diferenciados. Por exemplo: sua unidade comercializa fast food, mas o cliente é vegetariano. Ofereça opções vegetarianas para este público em específico e tenha certeza de que irá voltar, pois sabe que você irá conseguir atender ao seu desejo.
Colaboradores despreparados podem afetar diretamente nas vendas dos produtos da unidade franqueada. Assim, invista em capacitação para vendas com especialistas da área, e tenha a certeza de que os colaboradores estarão preparados para transformar o público-alvo em clientes em potencial.
Além de capacitar os colaboradores é preciso incentivá-los para realizarem boas vendas e conquistar os clientes.
Cada segmento de franquia possui um mercado específico para atuação. Por isso, é preciso conhecer a fundo o seu mercado para dar a atenção necessária para os seus clientes.
Além disso, saiba do seu diferencial diante da concorrência, e perceba as razões pelas quais os clientes entram em sua unidade e não na concorrência. Sabendo dos diferenciais, valorize-os e torne-os fundamentais para os seus consumidores.
Dessa forma, é possível que você saiba quais são as dificuldades do mercado de atuação, para realizar ações estratégicas e transformar um obstáculo em uma oportunidade.
Por isso, preste muita atenção a esta dica, pois, ao não conhecer o seu diferencial, os seus produtos e nem o mercado em que atua, é como estar desperdiçando seu tempo e também seus investimentos.
Um bom investimento em marketing impacta diretamente nas vendas de sua unidade. Assim, sabemos que o marketing que a franquia realiza é de extrema importância, mas é possível que você também faça sua divulgação de forma regionalizada e atinja os seus possíveis clientes.
Crie um Plano de Marketing e aperfeiçoe suas estratégias para atender as necessidades dos seus clientes. A partir da colocação do Plano de Marketing em prática, é preciso iniciar a qualificação dos leads, pois o marketing normalmente os captura, mas não qualifica para o consumo do produto.
Assim, utilizando o follow-up desses leads, com a criação de conteúdos específicos, envio de mensagens e e-mails, é possível qualificar os leads e converter pessoas em clientes em potencial.
O setor de vendas de uma franquia precisa estar alinhado ao marketing realizado. Assim, os colaboradores precisam saber das ações de divulgação para valorizar os produtos e/ou serviços comercializados.
Caso contrário, se ambos os setores trabalharem de forma isolada, as estratégias de vendas são insignificantes para causar aumento de comercialização de produtos e/ou serviços. Por fim, de nada adianta o cliente vir até a unidade, se os colaboradores não estiverem qualificados para atender a demanda.
A integração dos dois setores (marketing e vendas) fará com que haja troca de informações importantes para o bom desempenho das vendas. Enquanto o marketing chama os clientes para a empresa, os colaboradores qualificados convertem os “curiosos” pelos produtos e/ou serviços em clientes recorrentes.
Por fim, seguindo estas 5 dicas, é bem provável que você amplie as vendas em sua unidade e tenha o sucesso esperado! Certamente, com organização e todo esse conhecimento aprendido no post de hoje, será mais fácil para você e seus colaboradores trabalharem para uma grande virada nos negócios!
Assim, busque sempre investir na sua unidade e na capacitação de todo o time de funcionários que colocam a mão na massa com você e tenha uma rentabilidade muito maior do que a esperada. Boa sorte e boas vendas!