Empreendedorismo

Dicas para sua franquia vender mais

Qualquer franqueado que queira prosperar em seu negócio, precisa apostar em alternativas para ampliar as vendas em sua unidade e obter maior lucratividade. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para sua franquia vender mais. 

Dicas para sua franquia vender mais — Reprodução Canva

Confira quais são as 5 dicas para sua franquia vender mais

Na sequência, iremos apresentar dicas para que você, empreendedor, aumente as suas vendas e consiga obter maiores resultados:

1ª Dica: Estabeleça um bom relacionamento com os clientes

Qualquer cliente que entra em uma unidade franqueada, ou em qualquer empresa, se for bem tratado, com cordialidade e atenção, com certeza se tornará fiel.

Por isso, procure dar ao seu cliente uma boa experiência na sua unidade e procure saber de suas necessidades e problemas, para atender de forma mais personalizada. Isso que o consumidor busca ao entrar em sua empresa, caso contrário, ele fará o pedido de maneira delivery, sem estabelecer muitas relações.

A marca de sua unidade já diz qual é o produto que você comercializa, mas existem opções para atender os públicos diferenciados. Por exemplo: sua unidade comercializa fast food, mas o cliente é vegetariano. Ofereça opções vegetarianas para este público em específico e tenha certeza de que irá voltar, pois sabe que você irá conseguir atender ao seu desejo.

2ª Dica: Invista em capacitação de colaboradores

Colaboradores despreparados podem afetar diretamente nas vendas dos produtos da unidade franqueada. Assim, invista em capacitação para vendas com especialistas da área, e tenha a certeza de que os colaboradores estarão preparados para transformar o público-alvo em clientes em potencial.

Além de capacitar os colaboradores é preciso incentivá-los para realizarem boas vendas e conquistar os clientes.

3ª Dica: Tenha conhecimento sobre o seu mercado de atuação

Cada segmento de franquia possui um mercado específico para atuação. Por isso, é preciso conhecer a fundo o seu mercado para dar a atenção necessária para os seus clientes. 

Além disso, saiba do seu diferencial diante da concorrência, e perceba as razões pelas quais os clientes entram em sua unidade e não na concorrência. Sabendo dos diferenciais, valorize-os e torne-os fundamentais para os seus consumidores. 

Dessa forma, é possível que você saiba quais são as dificuldades do mercado de atuação, para realizar ações estratégicas e transformar um obstáculo em uma oportunidade.

Por isso, preste muita atenção a esta dica, pois, ao não conhecer o seu diferencial, os seus produtos e nem o mercado em que atua, é como estar desperdiçando seu tempo e também seus investimentos.

4ª Dica: Faça investimento em marketing e valorize os seus leads

Um bom investimento em marketing impacta diretamente nas vendas de sua unidade. Assim, sabemos que o marketing que a franquia realiza é de extrema importância, mas é possível que você também faça sua divulgação de forma regionalizada e atinja os seus possíveis clientes.

Crie um Plano de Marketing e aperfeiçoe suas estratégias para atender as necessidades dos seus clientes. A partir da colocação do Plano de Marketing em prática, é preciso iniciar a qualificação dos leads, pois o marketing normalmente os captura, mas não qualifica para o consumo do produto.

Assim, utilizando o follow-up desses leads, com a criação de conteúdos específicos, envio de mensagens e e-mails, é possível qualificar os leads e converter pessoas em clientes em potencial.

5ª Dica: Faça a integração do setor de marketing com o de vendas

O setor de vendas de uma franquia precisa estar alinhado ao marketing realizado. Assim, os colaboradores precisam saber das ações de divulgação para valorizar os produtos e/ou serviços comercializados.

Caso contrário, se ambos os setores trabalharem de forma isolada, as estratégias de vendas são insignificantes para causar aumento de comercialização de produtos e/ou serviços. Por fim, de nada adianta o cliente vir até a unidade, se os colaboradores não estiverem qualificados para atender a demanda.

A integração dos dois setores (marketing e vendas) fará com que haja troca de informações importantes para o bom desempenho das vendas. Enquanto o marketing chama os clientes para a empresa, os colaboradores qualificados convertem os “curiosos” pelos produtos e/ou serviços em clientes recorrentes.

Por fim, seguindo estas 5 dicas, é bem provável que você amplie as vendas em sua unidade e tenha o sucesso esperado! Certamente, com organização e todo esse conhecimento aprendido no post de hoje, será mais fácil para você e seus colaboradores trabalharem para uma grande virada nos negócios!

Assim, busque sempre investir na sua unidade e na capacitação de todo o time de funcionários que colocam a mão na massa com você e tenha uma rentabilidade muito maior do que a esperada. Boa sorte e boas vendas!