Quer você esteja lendo por prazer ou para a estudar, é importante entender os elementos básicos estruturais e de conteúdo sobre o texto que você está estudando. Ou seja, adotar uma leitura crítica.
Essas perguntas e geradores de ideias devem ajudá-lo a se tornar um leitor crítico. Entenda e guarde o que você lê!
Você está coletando informações para uma tarefa de redação? Está determinando se uma fonte será útil para o seu artigo? Você está se preparando para uma discussão em classe?
O que dizer sobre o que o livro, ensaio, ou obra literária é de cerca de?
Pense no que você já sabe sobre o tópico do livro, ensaio ou peça. Você já tem noções preconcebidas do que esperar? O que você está esperando? Você espera aprender algo, se divertir, ficar entediado?
Existem subdivisões, capítulos, livros, atos, cenas? Ler os títulos dos capítulos ou seções? O que os títulos dizem a você?
Leia rapidamente a frase de abertura de cada parágrafo (ou linhas) sob os títulos. Essas primeiras palavras das seções lhe dão alguma dica?
Leia com atenção, marcando ou destacando locais que são confusos (ou tão maravilhosos que você deseja reler). Tenha o cuidado de manter um dicionário à mão. Pesquisar uma palavra pode ser uma excelente maneira de iluminar sua leitura.
Identifique as principais questões ou argumentos do autor / escritor, juntamente com termos importantes, imagens recorrentes e ideias interessantes.
Você pode querer fazer anotações na margem, destacar esses pontos, fazer anotações em uma folha separada de papel ou cartão, etc.
Perceba qual sua experiência pessoal, pesquisa, imaginação, cultura popular da época, estudo histórico, etc. O autor usou efetivamente essas fontes para desenvolver uma obra literária confiável?
Pense no trabalho como um todo. O que você mais gostou nisso? O que o deixou intrigado, confuso, irritado ou irritado?
Ao final de sua leitura crítica, pondere o que aprendeu com ela, se atingiu as metas desejadas, etc.