Dicas Para Mudar Seus Hábitos e Focar na Poupança

Como viabilizar uma poupança? 

Ter uma poupança é importante, no entanto, muitas pessoas não sabem como começar a viabilizar uma poupança. Sendo assim, você manda algumas dicas rápidas para te ajudar a direcionar suas finanças pessoais. Confira!

 Conheça a sua realidade financeira

 Até parece uma obviedade, porém, muitas pessoas não conhecem a sua real situação financeira. Por isso, não conseguem controlar as despesas e, por conseguinte, viabilizar uma poupança.

Sendo assim, primeiramente você precisa ter um controle do seu orçamento. Ao passo que esse controle pode ser feito através de uma planilha, por um aplicativo ou  um caderno, o que importa que você controle seus gastos e ganhos.

Dessa forma, você passa a ter um fluxo de caixa pessoal para direcionar assertivamente suas compras e suas prioridades em curto, médio e longo prazo.

 Impulsos de compra

Fica difícil ter uma poupança recheada se você é uma pessoa que compra por impulso. Por isso, quando você for adquirir um produto, questione a sua necessidade quanto a esse produto, bem como, a necessidade desse produto naquele exato momento.

Pois, se for algo que você possa postergar para comprar, é melhor criar o hábito de fazer com que você mesmo espere. 

Isso porque a necessidade de comprar pode te fazer um comprador compulsivo e, cada vez mais, você terá de comprar mais para ter o mínimo de satisfação. Sendo assim, quebre este fluxo questionando seus próprios hábitos de consumo.

Renda extra

Não é fácil você ter uma renda extra de uma hora para outra, mas se você possui algum talento que pode ser monetizado, esse é o momento.

Sendo assim, caso você possa viabilizar uma renda extra através de alguma atividade, como fazer bolos decorados, dar aulas pela internet, desenvolver trabalhos manuais, prestar algum tipo de consultoria, dentre outras oportunidades que possibilitam uma renda extra. Por isso, direcione esse valor para a sua poupança. 

No entanto, caso você esteja endividado e não possa direcionar integralmente esse valor, separe um percentual. Já que a sua renda mensal atual pode estar comprometida em sua totalidade. Sendo assim, isso nos leva a próxima dica.

Reveja seus hábitos

A poupança é um hábito, muito maior do que apenas o dinheiro. Isso porque se você for uma pessoa impulsiva, a tendência é que você gaste muito,  independentemente do quanto você ganhe.

Se você for uma pessoa que não compra por impulso, mas não controla suas finanças, a tendência é que você nunca saiba a finalidade do seu dinheiro.

Foco no hábito financeiro

Sendo assim, atente-se ao seu hábito financeiro, isso fará com que você consiga direcionar um valor mensalmente para a poupança.

Por isso, neste primeiro momento, o seu foco precisa ser no hábito. Posteriormente, quando suas finanças melhorarem, você poderá priorizar a poupança de uma forma natural e assertiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.