5 dicas de pontuação para ir bem na redação para concursos

Saiba as principais regras para construir um texto coeso e coerente, e assim, obter uma boa pontuação

De modo geral, as competências ortográficas são muito cobradas na redação de qualquer processo seletivo. Afinal, um dos requisitos é a exigência de montar um texto lógico e concordante com a norma culta da Língua Portuguesa. Com isso, muitos interessados buscam dicas de pontuação para concursos com o intuito de sanar as suas principais dúvidas.

Nesse cenário, tem-se o Novo Acordo Ortográfico, que modificou algumas regras essenciais para manter a escrita adequada. Por isso, é fundamental que todo participante tenha conhecimento dessas alterações e dos seus impactos práticos. Assim, será muito mais fácil montar um texto coerente e coeso.

Confira dicas de pontuação para concursos

Primeiramente, é interessante conhecer os sinais utilizados para pontuar as frases e, somente depois, as suas aplicações práticas. Com isso, o conteúdo se torna ainda mais compreensível, pois não existe nenhum bicho de sete cabeças.

Assim, dentre as principais dicas de pontuação para concursos, o ideal é sempre estudar cada sinal de modo separado, pois cada um deles têm as suas especificidades. Logo, tentar compreendê-los, ao menos inicialmente, de maneira conjunta, pode acabar gerando uma confusão desnecessária.

Ponto final

Como o próprio nome diz, o ponto final é um símbolo gramatical utilizado para terminar uma frase. Seja uma finalização efetiva do texto base, seja apenas um período, abre espaço para o início de uma nova sentença, a qual obrigatoriamente precisa contar com a primeira letra em maiúsculo.

Assim sendo, para ir bem na redação, é importante compreender essa última derivação que é chamada de “ponto de continuação”. Isso porque são vistos muitos erros que só acontecem porque o candidato escreveu uma oração muito grande, o que fundamenta a utilidade desse recurso.

Vírgula

Aqui, tem-se um alvo de desacerto em várias das dissertações, independentemente do tema proposto. No entanto, os enganos, na maior parte das vezes, ocorrem pela associação do uso às pausas presentes no discurso falado, e não porque as regras são difíceis.

Dessa forma, o passo inicial para aprender a sua utilização, que é uma das dicas de pontuação para concursos mais relevantes, é se desvincular desse pensamento e memorizar os critérios reais.

Regras gerais da vírgula

Comumente, a vírgula é usada para separar vocativos, e, também, apostos, que são termos de uma oração qualquer. Além disso, ela serve para fazer a separação de elementos enumerados, como uma lista de compras.

Para mais, o uso desse sinal gráfico é obrigatório quando o escritor intenciona isolar sentenças de teor corretivo, bem como isolar nomes de lugares no formato de data.

Além do mais, algumas orações textuais, para fazerem sentido, precisam ser separadas umas das outras. Para isso, a mesma exigência é válida, a saber: as orações subordinadas adjetivas explicativas, as coordenadas, as subordinadas adverbiais, as intercaladas e as substantivas antepostas.

Restrições de uso

Para finalizar, como dito, uma das mais importantes dicas de pontuação para concursos, têm-se os casos em que o uso da vírgula é terminantemente proibido.

Em síntese, é quando houver separação de: verbo e objeto, sujeito e predicado, objeto e predicativo do objeto, nome e adjunto adnominal e nome e complemento nominal.

Ponto e vírgula

Via de regra, para ir bem na redação, é essencial conhecer as situações em que o ponto e vírgula deve ser usado, visto que existem condições em que o seu emprego é indispensável. Por exemplo, o caso principal é aquele em que há necessidade de separar itens sequenciados ou especificamente enumerados em lista.

Ainda, quando o período já está muito extenso e não há possibilidade de usar o ponto de continuação, esse recurso pode ser uma alternativa para substituir a vírgula.

Aspas

Para mais, entre as melhores dicas de pontuação para concurso está o emprego das aspas. Afinal, elas são fundamentais para construir um texto dissertativo argumentativo, que é o modelo normalmente cobrado em provas.

Sinteticamente, o seu uso é justificado quando o intuito é isolar expressões excluídas da norma padrão, como gírias, dialetos informais, etc. Assim como, para explicitar citações de outros escritores.

Dois pontos

Por fim, conhecer as regras que giram em torno desse símbolo gramatical é determinante para ir bem na redação. Pois, muitos candidatos até têm vontade de inserir no texto, mas ficam com receio de errar.

De forma simples, para fazer aquelas citações do tópico anterior, os dois pontos são bem-vistos pelos corretores de plantão. Ademais, é preciso ter atenção nos casos em que seu uso é obrigatório: antes de apostos que estão enumerando, sequenciando ou explicando um fato, ou uma coisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.