Dicas Incríveis

Dicas para cultivar cebolinha em casa

Você gosta de comida temperada? Então que tal aprender algumas dicas para cultivar cebolinha em casa? Quem ama jardinagem e quer ter temperos saudáveis dentro de casa não pode perder as dicas incríveis que preparamos para este artigo de hoje. Confira.

Os benefícios de cultivar cebolinha em casa

Como cultivar cebolinha em casa — Reprodução Canva

Antes de você aprender os princípios básicos para conseguir plantar a cebolinha em casa primeiro, você precisa saber as vantagens de ter essa planta em sua casa. Entre os benefícios, está o fácil acesso à cebolinha, principalmente se você for do tipo que cozinha muito. Ao mesmo tempo, pode consumir ela sem se preocupar com o perigo dos agrotóxicos.

Apesar da popularidade da cebolinha no mundo inteiro, ela tem origem na Europa e também recebe outros nomes como a cebolinha francesa. É uma planta que não ocupa muito espaço em casa, já que só cresce até 30 cm. Dando a possibilidade de poder plantar ela em seu jardim ou, até mesmo, dentro de um pequeno vaso, dessa forma também não precisa gastar muito dinheiro com vasos grandes ou sacos enormes de terra.

Esses são somente os benefícios imediatos, mas ter essa iguaria em casa e, além disso, poder utilizar a cebolinha em sua comida também tem os seus benefícios alimentares. É um tempero que é rico em nutrientes e possui um gosto muito bom, a tornando mais atrativa ao paladar. Tem ainda propriedades antioxidantes, retardam o envelhecimento das células e é pouco calórica.

Aprenda a cultivar cebolinha em casa

É possível plantar cebolinha de duas formas: Por meio de sementes ou pelas mudas. É mais recomendável que sejam plantadas em forma de mudas, porque elas já estão formadas e passaram da fase de semente, dessa forma, impedindo que pássaros as escavem do chão e as comam.

Mas, se quiser começar do princípio, também pode comprar as sementes. Independente da forma que você escolher plantar a cebolinha, é preferível fazer isso durante a primavera, por ser a época mais propícia para plantar esse tempero.

Se você conhece alguém que também planta cebolinha, será mais fácil de conseguir uma muda. Mas, se não conhecer, a maioria das lojas que vendem artigos para animais ou de jardinagem tem uma variedade de mudas e, entre elas, deve haver a cebolinha. Mas, se não tiver nenhuma dessas opções, pode comprar sementes em pacotes pequenos que ficam em expositores de alguns supermercados.

Preparação do solo

Se você mora em um apartamento e não tem acesso a um pátio, você pode plantar a cebolinha em um vaso. De preferência que ele seja de tamanho médio, para que sua cebolinha possa crescer sem problemas. 

Da mesma forma, se certifique que ele tenha pequenos furos embaixo, porque vão servir para que a água possa escorrer para fora. E para ajudar na drenagem, use carvão, argila e, até mesmo, pedrinhas.

Logo depois, você pode pegar uma boa terra adubada e colocar sua muda ou semente de cebolinha. Mas, preste atenção, pois ela deve ser colocada perto do sol, de forma que a cebolinha fique iluminada por ele. Então, se quiser deixar na cozinha, garanta que ela receba muita luz do sol.

Porém, se você tiver um pátio, pode plantar ela direto na terra, a não ser que seja feito de piso. Mas, ao plantar do lado de fora, é necessário certo cuidado. O solo tem que ser úmido e fértil e, se possível, rico em ferro. Então, se puder, use terra vermelha. E, se conseguir colocar a mão em húmus de minhoca, o misture com terra vermelha. Mas que tenha mais terra, do que húmus.

Preparar o local para receber a cebolinha

Preste atenção, pois a cebolinha em semente deve ser plantada em aberturas com menos de 1 cm e deve ser colocada em grupos de três por vez. Além disso, faça várias fileiras, se plantadas no pátio, que fiquem separadas por mais de 10 cm. Se você, ao invés disso, escolher mudas, só é necessário um buraco grande o bastante para cobrir as raízes. Depois só dê uma afofada sobre a terra.

Cuidados de rotina

A rega da cebolinha deve acontecer sempre que o solo ficar seco, pois ela fica muito tempo no sol, fazendo com que seja necessário regar frequentemente. Para descobrir isso, coloque o dedo na terra. Se voltar seco, está no momento de regar, mas, se vier úmido, não é necessário. Não molhe demais ou as raízes vão apodrecer.

Agora, é só aproveitar o resultado do seu trabalho! E use cebolinha em seus pratos!