Ao receber convite para a entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são os seus objetivos profissionais. Por isso, é importante se preparar, considerando a sua narrativa e o seu comportamento durante o processo seletivo.
É importante para o candidato entender a entrevista de emprego como uma forma de apresentar os principais pontos do seu currículo. Dessa forma, poderá obter clareza sobre como construir a sua narrativa de forma assertiva e objetiva.
É possível levar para a entrevista de emprego situações que demonstrem o seu potencial profissional de maneira sucinta e genuína, destacando seus resultados e características.
Por exemplo, é possível falar sobre a sua capacidade de lidar com metas; direcionamento de projetos; otimização de fluxos; dentre outros aspectos interessantes para a elaboração do seu perfil profissional.
Sendo assim, pode ser cabível destacar a sua facilidade para construir um relacionamento com o cliente, capacidade de gerir pessoas, customizar indicadores, elaborar treinamentos etc.
O comportamento do candidato durante a entrevista de emprego é um ponto muito relevante para esse processo. Por isso, é viável que não cruze braços e pernas, mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo, evite gesticular excessivamente e seja assertivo nas suas respostas.
É importante que o candidato conheça o site da empresa para avaliar a sua cultura, considerando a missão, visão e valores. Dessa forma, poderá direcionar o seu comportamento, bem como avaliar a viabilidade da vaga.
Visto que é relevante que essa análise seja feita por ambas as partes, de modo que a contratação seja resultante de uma troca genuína sobre os valores envolvidos. Portanto, é relevante que faça adaptações dos apontamentos citados e direcione o seu comportamento, evitando adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Haja vista, a necessidade do direcionamento por parte do candidato, já que ao se colocar de maneira negativa, estará tornando a avaliação feita pela empresa superficial quanto às suas habilidades e competências.
Por isso, esse direcionamento é extremamente importante, assim como o questionamento do candidato sobre pontos relevantes, como a possibilidade de crescimento de carreira, a cultura organizacional e benefícios, como a flexibilização de horários, por exemplo. Portanto, não saia da entrevista de emprego com dúvidas e destaque positivamente a sua postura de forma clara e objetiva.