Entre os assuntos de gramática comumente cobrados em concurso públicos e vestibulares figura o predicado e os seus tipos. Esse assunto pode, inclusive, aparecer nas provas do Enem e do Encceja.
O predicado pode ser definido como o termo da oração que se refere diretamente ao sujeito. Ou seja, é tudo aquilo que se declara sobre o sujeito em uma oração, apresentando informação sobre este, como na seguinte oração:
O Flamengo perdeu a taça por muito pouco.
No exemplo acima, o sujeito da oração é “O Flamengo”, portanto, o predicado é tudo é dito posteriormente e que está destacado em negrito: perdeu a taça por muito pouco.
O predicado é classificado de acordo com o seu elemento nuclear. O núcleo determinará os tipos de predicado. Desse modo, o predicado pode ser classificado em verbal, nominal ou verbo–nominal.
Como o próprio nome já diz, o predicado verbal é aquele cujo núcleo é um verbo nocional. Desse modo, em orações cujo tipo de predicado é esse, não há a presença de um predicativo do sujeito.
Já o predicado nominal é aquele cujo núcleo é um nome (substantivo ou adjetivo) que aparece após um verbo de ligação. Assim, a função desse verbo é justamente a de unir o sujeito ao predicativo, como nos exemplos:
Por fim, o último tipo de predicado é o verbo-nominal, que como o nome indica, o núcleo é composto concomitantemente por um verbo e por um nome. Esse predicado costuma indicar uma ação e também uma qualidade ou estado do sujeito.
Gostou deste texto? Então deixe aqui o seu comentário!
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-portugues-evite-erros-classicos-de-ortografia/