Saber como usar os sinais de pontuação, como as “aspas”, por exemplo, é imprescindível para construir um texto coerente. Desse modo, o uso adequado dos sinais gráficos de pontuação são devidamente analisados em avaliações escritas, como no Enem, em demais vestibulares e em Concursos Públicos.
As aspas são um sinal de pontuação representado graficamente pelo símbolo “ ”. Podendo ser simples ou duplas, servem principalmente para dar destaque a alguma parte do texto. Nesse sentido, a palavra ou frase destacada deve ficar entre os dois símbolos, como, por exemplo, na frase abaixo:
As aspas duplas devem ser empregadas para enfatizar discursos, fazer citação direta, destacar estrangeirismos, neologismos ou gírias, expressar ironia, fazer transcrições e citar obras literárias ou artísticas. Veja exemplos abaixo.
Enfatizar discursos: Que espécie de “Deus” é esse?
Citação direta: Religioso, o novo ministro da educação afirmou que “A Bíblia chama o homossexualismo de pecado”.
Estrangeirismos: Teremos um “coffee break” no intervalo do evento.
Neologismos: Você vai se dar mal ao usar seu “internetês” na redação do Enem.
Gírias ou expressões populares: Mateus acha que vai “pagar mico” se beijar a mãe na frente da escola.
Enfatizar ironia: “Lindo” o serviço que o pedreiro fez, deixou tudo esburacado.
Fazer transcrição: “Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada. / À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Álvaro de Campos)
Citar obras: Preciso ler “Quarto de Despejo” para o vestibular.
As aspas simples, por sua vez, devem ser utilizadas quando as aspas duplas já foram usadas, ou seja, aparecem dentro de um trecho do texto que já está destacado. Veja exemplo:
Ele me enviou a seguinte mensagem: “Durante a manhã será feito um ‘upgrade‘ no sistema informático da empresa”.
Quando a frase começar e terminar com aspas, o ponto final deve ser utilizado dentro das aspas: “Toda história é remorso.” (Carlos Drummond de Andrade)
Mas, se a frase não está dentro delas em sua totalidade, a pontuação deve ficar fora do trecho destacado: Como disse Drummond: “Toda história é remorso”.
E aí? Gostou do texto? Então deixe seu comentário!
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/a-pontuacao-correta-e-indispensavel-para-o-sucesso-de-sua-redacao/