A notícia tem o objetivo de comunicar a sociedade acerca de um acontecimento novo ou o desdobramento sobre algo já existente, e que tenha relevância.
Os assuntos podem envolver questões políticas, econômicas, sociais, culturais, entre outras. Podem ser veiculadas pelo rádio, televisão, jornais impresso, revistas ou sites.
Durante a produção de uma notícia jornalística o escritor precisa ser objetivo e imparcial, apurar a informação e verificar a veracidade do fato. Além disso, é importante ser claro na linguagem, para que seja de fácil compreensão para todos os públicos.
Em sua maioria, a notícia é sempre acompanhada de entrevista com testemunhas, especialistas, imagens, que reafirmam a veracidade da informação. Afinal, uma notícia nunca pode conter questões duvidosas ou mentirosas.
A linguagem jornalística presa pela imparcialidade. Algumas características são importantes para alcançar essa neutralidade. Por exemplo:
Manchete – frase de destaque que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.
Título auxiliar – em um tamanho um pouco maior, é o complemento da manchete e tem o objetivo de atrair o leitor.
Lide (lead) – são as principais informações da notícia, expostas no primeiro parágrafo. Elas têm o objetivo de despertar a intenção do leitor, por isso os principais detalhes precisam estar contidos nele. Para produzir um lead completo é preciso responder as seguintes questões da notícia: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?.
Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância, podendo ser acompanhados de especialistas, personagens, etc.
A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano.
Já a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo. Além disso, apresenta alguns elementos como o nome do repórter, já que a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial.
Autor: Carlos Lacerda
Neste livro, Carlos Lacerda tenta esclarecer o conceito de jornalismo e discute grandezas e limitações do fenômeno. Não se trata de um texto com o compromisso de coerência em todos os argumentos, mas busca definições sobre a missão da imprensa. Durante o texto o autor especula sobre jornalismo na sua essência, a combinação de atualidade e permanência que dá conteúdo ao jornalismo.
Autor: Luiz Amaral
A obra literária aponta um panorama geral da atividade jornalística em diversos tipos e temas, divididos em capítulos sobre a notícia, diagramação, texto editorial e etc. A obra ainda mostra uma visão da imprensa em diversos países e as principais mídias de cada um deles.
Autor: José Marques de Melo
O professor José Marques de Melo apresenta algumas técnicas para escrever o início das reportagens, o lead. Dividido em três capítulos, o texto aborda a redação do lead, os tipos de lead e a valorização do ângulo principal no lead. Demonstrando assim a melhor forma para começar uma notícia e o modelo montado para padronizar as reportagens.
Autor: Nilson Lage
O livro “Estrutura da Notícia” aborda a informação jornalística no contexto da sociedade industrial e as relações que estabelece com outras formas de texto. No livro são explanadas técnicas estruturais fundamentais para a composição da notícia impressa jornalística. O autor aponta futuros rumos a ser seguido pela notícia impressa, e um pequeno glossário de termos técnicos utilizados por jornalistas e profissionais dos meios de comunicação e diversas bibliografias.
Autora: Cremilda Medina
Este livro propõe um modelo de análise do fenômeno jornalístico que elucida vários aspectos do processamento da reportagem. O tratamento das informações jornalísticas é abordado no próprio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em banca: a notícia.
Autor: Rolando Henn
Uma análise da produção de pautas que são transformadas em notícias pelos jornais. Uma pesquisa duplamente inédita: a pauta olhada sob o ponto de vista da semiótica e a semiótica preenchendo a generalidade dos seus conceitos com o conteúdo fornecido pelo jornalismo.
Yellow começa a oferecer bicicleta elétrica compartilhada no Brasil
Serviço foi inaugurado em São Paulo e custa R$ 5 para o desbloqueio e mais R$ 0,40 por minuto. Diferente das bicicletas comuns, lei obriga o uso de capacete nas elétricas.
A Yellow começou nesta segunda-feira (11) a oferecer o serviço de bicicletas elétricas compartilhadas no Brasil. Para estudar a aceitação do público, a empresa escolheu a cidade de São Paulo para o início da operação, mas não descarta expandir para outros centros do país.
Com o preço de R$ 5 para o desbloqueio e mais R$ 0,40 por minuto, via aplicativo, o serviço será oferecido das 8 às 21 horas -diferente das bicicletas convencionais que a empresa já disponibiliza, que não têm limitação de horário.
A plataforma é a primeira a oferecer esse compartilhamento dessas bicicletas sem a necessidade de retirar ou deixar o veículo em uma estação. Como ocorre com as bicicletas convencionais e os patinetes, as bikes elétricas poderão ser deixadas em qualquer local dentro de uma área indicada no aplicativo da empresa.
“Nossa área de atuação inicial em São Paulo será a mesma já utilizada pelos patinetes elétricos, com uma área total de 21 quilômetros quadrados”, explicou um dos fundadores da Yellow, Ariel Lambrecht, em comunicado.
Matéria: G1.com (11 de março de 2019).