Mercado de investimentos: dicas de planejamento para iniciantes

O mercado de investimentos tem crescido ultimamente e se tornado uma importante vertente dentro de um planejamento financeiro. Veja dicas!

Entrar no mercado de investimentos requer planejamento e controle, por isso, é viável que conheça todas as opções de escolhas e analise  as possibilidades que melhor atendem aos seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Mercado de investimentos: dicas de planejamento para iniciantes

O mercado de investimento tem crescido ultimamente e tem se tornado uma importante vertente dentro de um planejamento financeiro pessoal. No entanto, embora a elevação de pessoas físicas seja positiva dentro do mercado de investimentos, é necessário que tenha clareza sobre seus objetivos, bem como tenha cuidado com golpes e fraudes.

Estude o mercado através de fontes confiáveis

É aconselhável entender a economia e sua volatilidade. Além disso, estudos referentes ao mercado de investimentos devem ser feitos por meio de plataformas oficiais. Por isso, considere o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e sites específicos de fintechs ou de bancos tradicionais. 

Considere suas particularidades

Ao analisar as possibilidades, considere suas necessidades. Por isso, alguns questionamentos são relevantes dentro de um processo planejado para amparar a sua entrada no mercado de investimentos.

  •  Qual é o seu objetivo em curto, médio e longo prazo?
  • Qual é o valor total que possui para investir no mercado atual?
  • Qual é a possibilidade de precisar resgatar valores antes do prazo determinado?
  • Dentre as opções de renda fixa, qual acredita que possa lhe atender no tange a uma reserva de emergência?
  • Dentre as opções variáveis, qual acredita que pode ser viável para o seu perfil de investidor?
  • Qual opção do mercado pode atender a sua necessidade quanto a um planejamento de aposentadoria?

Estes são apenas alguns exemplos de questionamentos cabíveis para o entrante no mercado de investimentos, já que dessa forma poderá direcionar as opções de acordo com suas necessidades.

Comece por opções de renda fixa e desconfie de ganhos muito elevados

Vale ressaltar que os especialistas aconselham que o novo investidor entre no mercado através das opções de renda fixa e nunca invista todo o seu dinheiro disponível em uma única aplicação. 

Além disso, desconfie de promessas de ganhos muito elevados e fora da realidade do mercado, já que muitas dessas promessas fazem parte de golpes e/ou esquemas de pirâmides.

Portanto, busque por fontes oficiais e planeje a evolução do seu processo. Dessa forma, poderá elevar suas chances de sucesso através de um planejamento financeiro consolidado e baseado em fases que considerem o mercado e sua volatilidade. Por isso, é importante investir valores baixos para que se entenda de forma prática o funcionamento de cada opção

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.